Listografia

Listografia

Um projetinho pessoal que consiste, basicamente, em criar listas sobre temas/assuntos variados (que podem ser praticamente qualquer coisa).

Escrever uma lista pode ser um ótimo exercício de criatividade, memória e autoconhecimento. Não posso falar por outras pessoas, mas para mim funciona.

Comecei o projeto apenas com as chamadas listas longas, mas depois de conversas muito produtivas com amigos e algumas experiências meu projeto passou a ser dividido em duas modalidades:

Listas Longas

Para esta modalidade escolhi o formato de listas do tipo exaustivas porque acredito que elas se encaixam bem para o tipo de habilidades que eu gostaria de aperfeiçoar. Listas longas forçam o cérebro a um nível mais produtivo quando nos obriga a deixar aquela área de conforto onde simplesmente repetimos tudo aquilo a que já estamos acostumados e nos faz pensar mais a fundo, puxando mais longe pela memória, exigindo mais criatividade e um maior nível de detalhamento.

A ideia foi inspirada pela técnica das Listas 100+ e depois das primeiras tentativas, fiz algumas "adaptações" na metodologia de maneira que as coisas funcionassem melhor para mim:

  • Faço a lista toda de uma vez, sem pausas para outras atividades. Para tanto pego um dia em que eu tenha a possibilidade de me dedicar à tarefa por, no mínimo, uma hora. A intenção é fazer isso pelo menos uma vez por semana, mas tendo em mente que nem sempre posso dispor de uma hora sem interrupções, não farei promessas nesse sentido.
  • Não quero ter a preocupação de ficar contando quantos itens já escrevi e quantos ainda faltam (eu me conheço bem nesse sentido, sei que eu ficaria mais preocupada com os números do que com a tarefa em si), por isso não fixei uma quantidade de itens, mas mantenho o compromisso de me esforçar ao máximo e chegar tão perto quanto possível de exaurir o tema.
  • Coloco na lista tudo o que me vier à mente, sem julgamentos ou preocupações com justificativas, mesmo que os itens pareçam muito bobos, discordantes ou parecidos demais. Itens aparentemente irrelevantes nos ajudam a descobrir padrões de onde podemos tirar as conclusões e revelações mais interessantes.
  • A lista deve ser feita toda de memória, não vale consultar outras listas, diários, ou qualquer tipo de registro, seja pessoal ou de outras pessoas.

Listas Top 10

Diferentemente das listas longas que estimulam a criatividade, a memória e ajudam a identificar padrões de repetição, as listas do tipo top 10 identificam prioridades e importâncias. O processo de selecionar um número limitado de itens dentre uma grande quantidade de opções me ajuda a identificar o que é mais relevante para mim mesma e os motivos para listar ou deixar de listar determinados itens são uma boa fonte de autoconhecimento.

Estas poderão ser listas mais trabalhadas, pensadas e repensadas (e ainda assim, não imutáveis), poderão ou não ser ordenadas e incluírão justificativas para as escolhas dos itens.

Temas / Assuntos

Quanto aos temas das listas, uma de minhas fontes preferidas é o Listography, além de sugestões enviadas por amigos/leitores e outras listas interessantes que vejo por aí e anoto no "caderninho de ideias".

Participação

Já vieram me perguntar o que é preciso fazer para participar do projeto, se é preciso se inscrever ou algo parecido. Não, nada disso. Eu não tenho a intenção de coordenar um projeto em conjunto porque sei que isso exigiria tempo e dedicação de que não posso dispor no momento, não posso prometer algo que, de cara, sei que não poderei cumprir.

Meu projeto tem caráter totalmente pessoal, mas de nenhuma maneira retenho "direitos" sobre isso. Se você estiver interessado, basta escrever suas próprias listas. Se aproveitar algum dos temas publicados aqui e quiser me enviar para que eu possa linká-los, ou, se quiser colaborar com a sugestão de temas, basta deixá-la aí nos comentários ou enviar um e-mail através do formulário de contato do blog. ;)

Listas publicadas

Listas Longas

Listas Top 10

Deixe um comentário

  • Todos os comentários passarão por moderação antes de aparecer publicamente no blog, dessa maneira espero organizar melhor a interação com os leitores e minimizar o problema de comentários que acabam ficando sem resposta, ok?
  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.