LivrosProjetos Pessoais

Quais projetos e desafios de leitura você participa?

Livros, livros, livros

Depois do, agora extinto, Desafio Literário organizado pela Vivi que participei em 2010, 2011 e 2012, não voltei a encarar outros desafios anuais. Eu gostava bastante, me proporcionou experiências inéditas e muitos contatos interessantes, no entanto, eu precisava me desvencilhar das obrigações de prazos e temas para dar conta do acúmulo de livros aguardando a leitura na minha estante. Eu tinha muitos títulos que não se encaixavam nas propostas ou muitos temas para os quais não tinha nenhum título, além de muitas leituras que queria fazer “por fora”.

Não estou participando de nenhum outro tipo de desafio ou projeto de leitura coletivos atualmente, estou comprometida apenas com alguns projetos pessoais, sem prazo de leitura definido – e que provavelmente serão “projetos para a vida” dada a grande quantidade de livros envolvidos.

TBR Jar

TBR Jar

Este não é bem um projeto, é apenas uma maneira de “escolher” minhas próximas leituras (falei sobre como uso minha TBR Jar aqui). Estou colocando aqui porque às vezes o sorteio proporciona mesmo algum desafio, às vezes surpresas e até um tipo de ansiedade. Também tem me ajudado a “desempacar” livros que já estão há muito tempo encostados na estante. É uma bobeira, mas é bem divertido.

1001 Livros para Ler Antes de Morrer

1001 Livros

Eu poderia dizer que este é o projeto literário da minha vida. Eu não estaria sendo sincera se dissesse que tenho realmente alguma pretensão de conseguir ler todos os 1001 livros (até porque muitos não foram traduzidos para o Português, nem mesmo para o Inglês), mas quero chegar o mais longe quanto possível. Não estabeleci nenhum prazo, apenas algumas metas incluídas nas minhas listas de 101 coisas de tempos em tempos. Minha referência é esta edição aí da foto, a brasileira de 2010, e você pode acompanhar meu progresso aqui.

Nobel de Literatura

Nobel Prize Medal Literature

Também é um projeto sem prazo pré-definido, consiste em ler pelo menos um livro de cada um dos laureados com o Prêmio Nobel de Literatura e que no final pode ser impossível de concluir em 100%, tanto porque esta lista não pára de crescer a cada ano, quanto pela imensa dificuldade de se encontrar livros de alguns dos escritores.

Metas “paralelas”

Paralelamente estou sempre correndo atrás de pequenos desafios, uma série que quero ler toda, um gênero que quero conhecer melhor, um autor que quero estudar mais a fundo, ou mesmo uma “sub-meta” dentro dos projetos anteriores.

As séries que estou empenhada em terminar de ler no momento: Desventuras em Série (Lemony Snicket), Crônicas Vampirescas (Anne Rice), Sevenwaters (Juliet Marillier) e A Song of Ice and Fire (George R. R. Martin), sendo que esta última devo ler, obrigatoriamente, em Inglês.

Na minha lista de 101 coisas atual também tenho uma meta que visa a leitura de pelo menos mais 101 dos 1001 livros até setembro de 2019, outra que visa a leitura de 50 livros em inglês, além de várias releituras.

Por fim, uma meta que defini para este ano de 2017, é reduzir à metade os livros pendentes na minha TBR Jar (comecei com 165 títulos pendentes, então preciso ler algo em torno de 82 ou 83 desses livros até o fim do ano).

E você, está participando de algum projeto ou desafio de leitura? Costuma definir metas para si mesmo(a)?

ico_plug Este post é uma resposta à pergunta da Luana no Pergunta que eu respondo!, uma seção do blog onde respondo, com posts, às perguntas dos leitores. Para saber mais, enviar a sua pergunta ou ver a lista de perguntas/respostas já publicadas espia aqui.

Deixe um comentário

  • Todos os comentários passarão por moderação antes de aparecer publicamente no blog, dessa maneira espero organizar melhor a interação com os leitores e minimizar o problema de comentários que acabam ficando sem resposta, ok?
  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.