Livros

Livro: O Mistério do Chocolate, de Joanne Fluke

O Mistério do Chocolate (Joanne Fluke)

Quando comprei este livro, em uma banquinha de ofertas bem baratinhas no supermercado, não tinha nenhuma ideia do que se tratava, não conhecia a história, não conhecia a autora, não sabia que este era o primeiro volume de uma série com a mesma protagonista. Compro livros nesses termos com frequência, algumas vezes tenho uma boa surpresa. Infelizmente não foi o caso desta vez.

O Mistério do Chocolate conta a história da investigação em que Hannah Swensen se envolve quando quando um conhecido seu aparece morto nos fundos de sua confeitaria. É bem simples e sem surpresas.

Sem amenizações, meu primeiro pensamento quando concluí a leitura foi: “jura que isso rendeu uma série que já conta com mais de 20 livros?!?!”. Sei que a série tem fãs e mesmo entre meus amigos encontrei aqueles que gostaram bastante do livro e o consideraram uma boa surpresa, mas para mim, definitivamente, não funcionou.

Não gostei da Hannah. O livro tenta forçar a imagem de uma mulher independente e espertona, com faro e intuição apurados, deduções brilhantes e certeiras. Em nenhum momento consegui enxergar essas características nela, o que realmente vi foi uma baita de uma enxerida fofoqueira, metendo o nariz em tudo – sendo ou não relevante para a investigação – se achando o máximo por supostamente deter informações que não são do conhecimento de mais ninguém.

Se Hannah fosse considerada a principal suspeita, se rolasse alguma conspiração que a afetasse ou mesmo se o assassinato estivesse prejudicando seu estabelecimento talvez eu me conformasse com o envolvimento dela. Mas desde quando um xerife joga a investigação, a verificação de pistas e até mesmo os interrogatórios na mão de uma civil desacompanhada enquanto ele só fica em sua mesa “reunindo informações”?? Desde quando uma pessoa qualquer, que nem é muito querida na vizinhança, chega fazendo perguntas e todo mundo começa a contar qualquer coisa, o que deve, o que não deve, até mesmo o que depõe contra si mesmo sem necessidade de qualquer persuasão??

De modo geral achei a história toda bem fraquinha, o caso e sua solução bem medíocres, detalhes como os mencionados tornaram a leitura um pouco irritante. Sei que ainda estamos no início do ano e ainda tem espaço para muitas decepções, mas por enquanto este fica com a posição da leitura mais fraca de 2017.

Mistério do Chocolate, O

Fluke, Joanne

Capa: O Mistério do Chocolate

  • Série: Hannah Swensen #1
  • Editora: Lua de Papel
  • Categorias: Literatura Estrangeira, Policial, Thriller, Assassinato
  • Título Original em inglês: Chocolate Chip Cookie Murder
  • Site do autor: http://www.joannefluke.com/
  • Avaliação: ★☆☆☆☆

Deixe um comentário

  • Todos os comentários passarão por moderação antes de aparecer publicamente no blog, dessa maneira espero organizar melhor a interação com os leitores e minimizar o problema de comentários que acabam ficando sem resposta, ok?
  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.