Livros

Livro: O Diário de Jack, o Estripador, de Shirley Harrison

O Diário de Jack, o Estipador (Shirley Harrison)

Vamos começar falando sobre a expectativa? Este é mais um livro que comprei por impulso (todas as minhas compras de livros são por impulso, sejamos sinceros) quando tomava café em uma livraria, só porque o título e a capa me chamaram a atenção, sem saber nada sobre ele. Serial killers – e Jack, o Estripador, em especial – é um assunto que sempre chama minha atenção. Eu imaginava que se tratava de algum romance de ficção inspirado na história do verdadeiro assassino.

A primeira expectativa já foi contrariada antes mesmo de começar a leitura, quando fui pesquisar um pouco mais a respeito e descobri que O Diário de Jack, o Estripador é, na verdade, uma não-ficção, uma reportagem sobre a descoberta e as tentativas de validação de um diário que poderia pertencer ao verdadeiro assassino de Whitechapel. Ok, nenhum problema, ainda me parecia interessante.

Só que… bem, não foi exatamente o que eu esperava e a linha auto-defensiva adotada pela autora me incomodou um pouco.

O livro não deixa de cumprir sua proposta. Traz diversas teorias e especulações sobre a origem do diário, apresenta o trabalho investigativo, depoimentos e trechos de documentos, os argumentos daqueles que acreditam que ele é verdadeiro e os que protestam sua autenticidade e o consideram uma falsificação.

Mais de um século e duas décadas depois dos assassinatos a verdadeira identidade de Jack, o Estripador, continua sendo um enigma e sua fama absolutamente notória – assim como tudo que o cerca. Especulações e teorias ainda incitam debates acalorados e, todos sabemos, quando o fuzuê é grande, é fácil desviar o foco e deixar a discussão se perder em irrelevâncias ou partir para ataques pessoais.

E é isso o que me incomodou no livro. Em dado momento parece que o diário em si é o que menos importa, as pessoas não estão mais analisando evidências e teorias, mas o trabalho e o carater umas das outras. Shirley Harrison parece ter dividido o mundo em “eles” (os que estão contra ela) e “nós” (os que estão a seu favor) e dedica uma parte considerável do livro a se defender repetitivamente, em um tom que quase beira o histérico, e fazer pequenos e sutis ataques à competência daqueles que não concordam com ela.

Entendo que quando se faz um trabalho baseado nesse tipo de investigação é inevitável formarmos nossa própria opinião e em nenhum momento estou dizendo que a autora deveria, obrigatoriamente, ser imparcial. Nada contra ela defender seu ponto de vista – embora, a todo momento ela fique repetindo que sua posição é neutra – e aquilo em que acredita. Mas quando a coisa começa descambar dessa maneira… não sei vocês, mas para mim é o caminho para a perda da seriedade e da credibilidade.

O trabalho de pesquisa e a investigação foram gigantescos e dispendiosos, não dá para negar. O livro, como resultado, não é de maneira alguma desprezível e se você gosta do assunto deixo a recomendação – continua sendo leitura valiosa, apenas não foi tão satisfatória quanto esperado.

Diário de Jack, o Estripador, O

Harrison, Shirley

Capa: O Diário de Jack, o Estripador

  • Editora: Universo dos Livros
  • Categorias: Reportagem, Investigação Criminal, Assassinos em Série
  • Título Original em Inglês: The Diary of Jack the Ripper: the chilling confessions of James Maybrick
  • Avaliação: ★★★☆☆

Deixe um comentário

  • Todos os comentários passarão por moderação antes de aparecer publicamente no blog, dessa maneira espero organizar melhor a interação com os leitores e minimizar o problema de comentários que acabam ficando sem resposta, ok?
  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.