Links Interessantes

Links interessantes #90

Referências fotográficas para artistas

Uma pergunta que tenho ouvido com certa frequência nos últimos dias: onde encontrar referências para usar como modelo para desenhos e pinturas?

Antes de qualquer outra coisa: desenho e pintura para mim são passatempos, exercício mental e de criatividade, terapia. Nunca fiz cursos, não vido da minha “arte”, não vendo meus trabalhos. Então, que fique claro, minhas referências não são necessariamente profissionais ou as de melhor qualidade técnica. Estamos entendidos?

Deixemos bem claro também que eu me importo e me preocupo com a questão dos direitos autorais e as licenças de uso. Não é porque não sou profissional que saio usando qualquer foto que me aparece na busca de imagens do Google.

Tenho basicamente 3 fontes de inspiração:

1. Para boa parte das minhas tentativas uso minhas próprias fotos. Vocês sabem, a fotografia também é um dos meus hobbies habituais (embora não muito frequente nos últimos tempos), então imagino que este seja um caminho natural, não?

2. Também tenho um banco de imagens particular com fotos de amigos e/ou pessoas que sigo nas redes sociais (Instagram, DeviantArt, Flickr), sempre que vejo uma foto que me chama a atenção peço permissão para usar a imagem e guardo uma cópia no meu computador com os dados. É uma boa fonte, mas vou ser bem sincera não recorro a ela com muita frequência porque não gosto de lidar com a expectativa das pessoas. Basta pedir uma vez e as pessoas já ficam esperando para ver o resultado (e muitas vezes sequer chego a usar as fotos), querem mandar mais sei-lá-quantas fotos, querem palpitar sobre a mídia e a técnica que devo usar, sobre cores, sobre tudo. Entendam, eu agradeço a atenção, sei que a intenção é boa, que meu pedido pode deixar as pessoas animadas e tudo mais, mas… me sinto sufocada.

3. E, por fim, os bancos de imagens online. Existem alguns sites com imagens de alta qualidade e utilização free. Sempre verifico as licenças de uso quando faço minhas buscas, mesmo naqueles sites em que supostamente é tudo liberado, procuro por fotos que possam ser copiadas, editadas, remixadas e utilizadas para criar outros trabalhos e, se a atribuição é requerida, anoto os dados atrás do desenho ou da pintura e dou os devidos créditos se chegar a publicar nas redes sociais.

Alguns dos sites onde encontro imagens nessas condições:

Comentários (1)

  • Paulo Jascov

    Ótimas referências!! Também utilizo fotos das redes sociais e da Internet (fale-se Google imagens) como inspiração para minhas capturas. E importante…sem expectativas….rsrs

    10/05/2017 - 08:57

    Responder

Deixe um comentário

  • Todos os comentários passarão por moderação antes de aparecer publicamente no blog, dessa maneira espero organizar melhor a interação com os leitores e minimizar o problema de comentários que acabam ficando sem resposta, ok?
  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.