Projetos Pessoais

52 Objetos – #8: TBR Jar

52 Objetos - #8: TBR Jar

  • O quê: TBR Jar
  • Onde: na minha estante de livros
  • Origem: vi por aí, nas redes sociais e blogs, resolvi fazer um usando um pote de plástico que já tinha em casa

Um dos motivos pelo qual eu não quis listar previamente os objetos que seriam postados no projeto, nem estabelecer qualquer tipo de prioridade ou ordem para eles: sempre pode aparecer algum outro no meio do caminho. Estou usando o esqueminha da TBR Jar apenas desde o início do ano (finalzinho-inho do ano passado, na verdade) e já me rendi totalmente!

Para quem não sabe do que se trata: a sigla TBR vem do inglês “To Be Read”, algo como “para ser lido” e jar seria jarro/jarra/pote. A ideia é escrever os títulos de livros que você quer ler em pedacinhos de papel e colocar em um recipiente qualquer para ir sorteando suas próximas leituras.

Já vi diversas variações da ideia por aí, há quem faça sorteios a intervalos pré-definidos (um por mês, um por semana), há quem não sorteie títulos específicos, mas gêneros ou temas, há quem só faça o sorteio quando não sabe o que ler, há quem só leia livros sorteados. A única regra imprescindível é: livro sorteado tem que ser lido!

No meu caso coloquei no potinho somente os títulos de livros impressos (não ebooks) que ganhei ou comprei mas ainda não li – se comprar ou ganhar outros, faço o papelzinho e acrescento no pote – com o objetivo de reduzir o tamanho considerável da pilha de não lidos na estante, em especial, desencalhar aqueles que vivo adiando por um ou outro motivo. Como estou participando de vários projetos de leitura alguns títulos não podem esperar pelo sorteio, mas também tenho o hábito de sempre ler mais de um livro “ao mesmo tempo”, então tenho procurado estar sempre com pelo menos um livro dos projetos e um da TBR Jar em andamento. Terminei de ler um do pote, sorteio outro logo em seguida.

Claro que tudo isso é apenas uma brincadeira, eu poderia simplesmente continuar lendo os livros da estante sem precisar de tudo isso, mas tudo o que assume ares de desafio funciona melhor para mim. Digo que me rendi ao esqueminha porque tenho me divertido bastante, desde que comecei já desencalhei mais de 10 livros da estante – alguns já estavam sendo protelados há coisa de 3 anos, a empolgação faz com que a leitura renda mais e adoro essa expectativa para descobrir qual será meu próximo companheiro de cabeceira.

» Este post faz parte do Projeto 52 Objetos que consiste em postar, uma vez por semana, durante um ano, objetos que sejam significativos para mim e digam um pouco sobre a minha pessoa. Para saber mais espia aqui e para ver os objetos já publicados aqui.

Comentários (8)

  • Estou com essa ideia anotada há tempos. Vou colocar em prática no sábado. Comprar o potinho e colocar o nome dos livros. 🙂
    O que mais me animou foi a ideia de tirar aqueles livros lá do fundo do baú, como você mesma disse que tinha alguns há cerca de três anos e ainda não tinha lido. Esse desafio é ótimo pra isso. Vou aproveitar.
    Sem contar que a expectativa deve ser ótima, né? 😉

    25/02/2015 - 16:22

    Responder

  • Uma curiosidade: O que está usando para prender o papelzinho?

    25/02/2015 - 16:25

    Responder

    • São aqueles elásticos de silicone para prender cabelo, sabe? Uns bem pequenininhos, eu normalmente uso para prender trancinhas (já que a cabeleira toda nunca que ia caber) e é parecido com uns que a meninada tem usado para fazer pulseiras trançadas.

      01/03/2015 - 16:12

      Responder

      Luma Kimura

  • Ana

    Eu finalmente fiz meu primeiro sorteio semana passada e felizmente era um livro curtinho que eu já terminei. 🙂 Mas não consigo só tirar livros do pote, eu vou intercalando com outros da biblioteca mesmo, não tem jeito. Obrigada pela inspiração, você me incentivou a fazer a minha, Luma. 🙂

    25/02/2015 - 20:10

    Responder

    • Imagino que se eu trabalhasse em uma biblioteca, ou mesmo se eu tivesse uma por perto com um bom conteúdo, também não seria capaz de resistir. E nem faz sentido, né? Tem mais é que aproveitar! No seu caso eu creio que faria o mesmo, daria um jeito de intercalar as leituras. =)

      01/03/2015 - 16:15

      Responder

      Luma Kimura

Deixe um comentário

  • Todos os comentários passarão por moderação antes de aparecer publicamente no blog, dessa maneira espero organizar melhor a interação com os leitores e minimizar o problema de comentários que acabam ficando sem resposta, ok?
  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.