Livros

Livro: Um Cappuccino Vermelho, de Joel G. Gomes

Capa: Um Cappuccino Vermelho De tempos em tempos gosto de dar uma sapeada na seção de kindle books gratuitos da Amazon, é uma boa dica para quem tem interesse em conhecer o trabalho de escritores que estão arriscando suas primeiras publicações. Sim, concordo que há muito material de qualidade duvidosa por lá, mas enquanto eu estiver tropeçando em trabalhos interessantes, como é o caso de Um Cappuccino Vermelho, o livro de estreia do português Joel G. Gomes, acho que ainda vale a pena insistir no garimpo.

A ação nos primeiros capítulos é bem moderada. Somos apresentados a Ricardo, um assassino profissional implacável, que nunca falhou em cumprir um contrato e acredita no bem que está fazendo ao mundo e às suas vítimas quando as manda para “um lugar melhor” e que também leva uma segunda vida como escritor de livros policiais. Metódico e detalhista, Ricardo cuida para que as duas facetas de sua vida jamais se misturem, mas o momento sempre há de chegar e uma lista atípica de alvos o coloca em uma situação em que o embate entre os dois mundos torna-se inevitável.

E então somos apresentados a João, um escritor às voltas com o problema do bloqueio criativo quando tem um contrato para honrar e seus prazos estão se esgotando, até que uma ideia começa a se formar em sua mente: escrever sobre um assassino profissional que leva uma segunda vida como escritor. Conforme avança na escrita João percebe que as pessoas que inspiraram suas personagens estão morrendo exatamente como descrito no livro. Estaria João condenando-os à morte ou simplesmente predizendo os fatos?

Joel G. Gomes demonstrou uma habilidade bem apontada quando faz a narrativa circular da “realidade” para a “ficção” e vice-versa, ele segura muito bem as pontas de uma história que poderia facilmente se perder em detalhes mínimos e instiga o leitor plantando dúvidas sobre o que realmente estamos lendo, ou sobre onde começa e termina o livro dentro do livro, dentro do livro, dentro do livro…

Confuso? Acredite-me, não é. O autor consegue manter a clareza da metanarrativa a despeito da complexidade e da natureza cíclica da trama, o texto é fluido e objetivo, isento de perfumarias desnecessárias ou da recorrência a clichés de histórias de suspense. Uma ou outra pequenina falha de edição ou de revisão não chega a atrapalhar a leitura.

Um ponto fraco: particularmente não fiquei totalmente satisfeita com o desfecho. Não digo que tenha sido decepcionante, mas creio que esperava qualquer coisa mais impactante, que me fizesse sentir tal como me senti quando a trama começou a dar voltas em si mesma.

Já existe uma sequência (ou sequela, como dizem os portugueses – nem sei se o termo é utilizado aqui no Brasil também) para este livro, entitulada “Imagem”. Os dois primeiros capítulos acompanham Um Cappuccino Vermelho, mas não consegui encontrar o completo na Amazon (parece-me que está disponível para outros dispositivos, mas bem, cada um procura a plataforma que utiliza, certo?). De qualquer forma ficarei de olho, creio que este é um autor que vale a pena acompanhar de perto.

Cappuccino Vermelho, Um

Gomes, Joel G.

  • Série: Intersecção #1
  • Editora: Smashwords, versão Kindle
  • Categorias: Literatura Estrangeira, Policial
  • Site do autor: http://anguloobtuso.wordpress.com/
  • Avaliação: ★★★☆☆

Comentários (4)

  • Joel G. Gomes

    Obrigado pelas tuas palavras, Luma. É sempre agradável descobrir que o meu livro continua a suscitar interesse. Se estiveres com dificuldade em encontrar “A Imagem”, posso enviar-te o ficheiro directamente.

    11/02/2014 - 11:39

    Responder

    • Olá Joel, muito obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu adoraria ter a oportunidade de ler também “A Imagem”, logo que terminei a leitura de “Um Cappuccino Vermelho” fui procurar a sequência na Loja Kindle, mas me parece que não foi disponibilizada neste formato, não é? Se não for muito incômodo enviar o arquivo eu ficaria realmente grata.

      Abraço!

      11/02/2014 - 18:46

      Responder

      Luma Kimura

  • Felipe Eduardo Yokohama

    Este livro só está disponível para download no Amazon? Eu estive à procura dele por muitos lugares desde que li a sinopse, ao entrar em um site por engano, gostaria muito de ler o livro *-*

    06/04/2015 - 23:31

    Responder

    • Caro Filipe, além da Amazon, os meus livros estão disponíveis em vários outros locais. O mais prático será ires ao meu site, escolheres que livro queres e onde o adquirir. No smashwords, Pr exemplo, pra cupões de desconto.

      25/04/2015 - 21:00

      Responder

Deixe um comentário

  • Todos os comentários passarão por moderação antes de aparecer publicamente no blog, dessa maneira espero organizar melhor a interação com os leitores e minimizar o problema de comentários que acabam ficando sem resposta, ok?
  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.