Livro: Medo de Voar, de Erica Jong

, , ,

Acredito que muito das impressões que temos de uma leitura dependem do momento pelo qual estamos passando. Medo de Voar já estava na minha estante há bastante tempo, foi por acaso que estendi a mão para ele – esperando, na verdade, um outro tipo de leitura – justamente neste período específico de minha vida. Não vou entrar em detalhes sobre estas questões pessoais, apenas comentar que se o tivesse lido em algum outro momento o impacto sobre mim não teria sido o mesmo.

O livro conta a história de Isadora Wing, 29 anos, escritora de poesias “eróticas”, judia, casada pela segunda vez, não tem filhos. Acompanhando o marido, Bennet, a um congresso de psicanálise em Viena ela conhece Adrian, um psicanalista inglês, pretenso existencialista, por quem se sente irresistivelmente atraída e com quem se envolve em um relacionamento impudico e doentio.

Não me identifico com Isadora em suas atitudes. Nunca senti que trair, mentir e tomar atitudes que claramente magoariam pessoas próximas a mim pudesse me ajudar a vencer meus próprios medos e encanações, não aprovo suas escolhas, não creio que as soluções que ela procura sejam outra coisa além de degradantes. No entanto, me identifiquei profundamente com seus conflitos e me deliciei ao ver ali – preto no branco, em tom cáustico e vesicante – muitos dos sentimentos e opiniões que já acalentei no meu íntimo, mas nunca tive a coragem de verbalizar.

Já tinha ouvido muita coisa a respeito deste livro e da autora – feminista, ousado, erótico, – sinceramente acho tudo isso muito exagerado, mas sim, existe aqui alguma personalidade, algo pulsante e impressivo que faz valer a pena a leitura.

Medo de Voar

Jong, Erica

  • Editora: Edições BestBolso
  • Categorias: Literatura Estrangeira
  • Título Original em inglês: Fear of Flying
  • Site do autor: http://www.ericajong.com/
  • Avaliação: ★★★★½

After Forever - The Key

Anúncios

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.