Livro: Mais Pesado que o Céu – Uma Biografia de Kurt Cobain, de Charles R. Cross

, , , ,

Capa: Mais Pesado que o Céu - Uma Biografia de Kurt Cobain, de Charles R. Cross Eu estava me coçando toda para ler este livro desde a época do lançamento aqui no Brasil (2002), mas até então, por este ou aquele motivo, não tinha encontrado a oportunidade. Agora só posso dizer que deveria ter feito um esforço maior antes, a leitura vale a pena.

Kurt Cobain foi um de meus ídolos de adolescência. Meu primeiro contato com o Nirvana foi por intermédio de um amigo que até hoje tem uma parcela de “culpa” gigantesca na formação do meu gosto musical (né, Andrey? *^-^*) já na época em que a banda estourava mundialmente com Nevermind. Por muito tempo foi a banda que mais figurou entre os loopings do meu inseparável walkman (!!), músicas que serviram de trilha sonora para momentos importantes e os ritos de passagem daquela fase da minha vida.

Acompanhei a banda e as polêmicas acerca de seu líder de tão perto quanto me era possível em uma época em que eu só dispunha da MTV e do rádio para ter acesso a essas informações e notícias, e me lembro com riqueza de detalhes do dia em que ouvi sobre a morte de Kurt – chorei, dediquei umas boas páginas para o assunto no meu diário, fiquei de bode.

Mas Kurt Cobain sempre foi uma espécie de enigma para mim. Eu nunca soube distinguir o quanto de tudo o que a mídia mostrava era apenas a imagem fabricada do rockstar polêmico, “jogada de marketing” ou sua personalidade à tona. Neste ponto o livro é bastante elucidativo, o jornalista Charles R. Cross – que trabalhou por mais de 4 anos nas pesquisas para a biografia, fez centenas de entrevistas, teve acesso a diários, cartas e objetos pessoais – reconstituiu a vida do cantor com detalhes e sempre confrontando depoimentos e notícias da mídia com os numerosos registros que o próprio Kurt deixou em diários.

Os dramas familiares que acabaram por instigar a criatividade artística e moldaram o caráter de Kurt, a fama e a contraditória dificuldade em lidar com a conquista de algo tão profundamente desejado, as drogas, a depressão, os problemas de saúde, as ideias suicidas, o conturbado caso com Courtney Love e com a mídia, está tudo lá. Um resultado bastante decente que deixa transparecer todo o cuidado com que foi escrito.

Se tenho que apontar alguma ressalva, eu diria apenas que o tom ligeiramente soberbo com que o jornalista descreve a “certeza” de alguns momentos que somente poderiam ser supostos me incomodou um pouco. Um exemplo, já no finalzinho do livro, é quando ele relata os últimos pensamentos de Kurt antes de puxar o gatilho. Dizer “ele pensou isto, isso e aquilo” e até o que ele sentiu soa um bocado pretensioso na medida em que o autor jamais poderia saber realmente.

Nada que chegue a atrapalhar a fascinante experiência de leitura. Perturbador, com um quê de lamento e saudosismo, Mais pesado que o céu é especialmente recomendado a todos aqueles que curtem/curtiam o cantor e a banda, aos que viveram a época em que o cenário grunge explodiu na região de Seattle e também para os que se interessam por aspectos de uma geração a qual pertence toda uma legião de fãs que os elegeu como ídolos.

Este post faz parte do Desafio Literário 2011 cuja tarefa para o mês de fevereiro é a leitura de biografias e memórias.

Mais Pesado que o Céu – Uma biografia de Kurt Cobain [recomendado]

Cross, Charles R.

  • Editora: Globo
  • Categorias: Biografias
  • Título Original em inglês: Heavier than Heaven
  • Site do autor: http://www.charlesrcross.com
  • Avaliação: ★★★★½

Nirvana - Heart Shaped Box

Anúncios

Comentários (12)

  • Esse eu quero ler faz tempo. Muita pretensão mesmo do biógrafo afirmar quais foram os sentimentos e pensamentos dele nos momentos que antecederam o suicídio, mas se tu dizes que é uma biografia caprichada vamos à ela então…
    estrelinhas coloridas…

    09/02/2011 - 17:08

    Responder

    • Sim Mi, apesar deste pequeno detalhe dá para perceber que houve um trabalho de pesquisa e dedicação por trás do livro, acho que este é um fator bem importante no caso das biografias. Leia sim que vale a pena.

      27/04/2011 - 21:23

      Responder

      Luma Kimura

  • Pingback: Tweets that mention Livro: Mais Pesado que o Céu – Uma Biografia de Kurt Cobain, de Charles R. Cross » LumaKimura.net [ Blog ] -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by Luma Kimura, Guilherme Ostrock. Guilherme Ostrock said: RT @lumakimura: [ no blog ] Livro: Mais Pesado que o Céu – Uma Biografia de Kurt Cobain, de Charles R. Cross http://migre.me/3PSpc [...]

    09/02/2011 - 23:31

  • Esse livro está na minha lista de leitura faz tempo…

    Adorei a resenha!

    10/02/2011 - 11:59

    Responder

  • Gostei muito do Nirvana na minha fase adolescente. Hoje em dia, não escuto mais, não. A biografia de Cobain deve ser interessante até ativar a memória musical, né?

    Beijocas

    11/02/2011 - 15:41

    Responder

  • Rê Lima

    Excelente resenha. Conseguiu transmitir de forma clara e precisa o contéudo do livro.
    Bom lembrar os velhos tempos.
    Parabéns.

    Abs, Rê

    20/02/2011 - 11:50

    Responder

  • Eu li e não me agradou tanto, não pela escrita, mas sim pelo fato do autor se pretensioso (como vc disse) e por endeusar a Courtney….
    E claro por não focar no Nirvana que é bem mais interessante!

    25/02/2011 - 19:42

    Responder

    • De fato ele levanta bem a bola da Courtney no livro, não? Mas isso não chegou a me incomodar… acho que o sentimento de reviver aquela época foi mais forte. =)

      27/04/2011 - 22:05

      Responder

      Luma Kimura

  • Bel

    Nasci no ano em que o Kurt morreu, mas isso nunca me impediu de gostar e admirar ele e o Nirvana também, algumas pessoas dizem que nasci na época errada hehe.
    Muito boa resenha. Adorei seu website, parabéns (:

    11/04/2012 - 13:33

    Responder

    • Tive a sorte de ter podido aproveitar um pouco do Kurt e do Nirvana em sua própria época, mas com certeza nada impede de que seu trabalho seja admirado pelas gerações mais novas! =)

      Obrigada pela visita e comentário!

      01/05/2012 - 19:33

      Responder

      Luma Kimura

  • stefany fontinelli

    gostei mt do site, como sou mt fa do nirvana, ate demais, acho q eu nunca quis tanto ler um livro como esse, estou a procura de onde encontrar online, se tiver alguma dica ;)
    bjs parabens pelo trabalho!

    07/11/2012 - 23:28

    Responder

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.