Livro: Lúcifer – O Primeiro Anjo, de Marcelo Hipólito

, , ,

Capa: Lúcifer - O Primeiro Anjo, de Marcelo Hipólito Lúcifer – O Primeiro Anjo é uma ficção, do brasileiro Marcelo Hipólito, que nasceu de uma extensa e trabalhosa pesquisa acerca dos ensinamentos de crenças diversas, apócrifos, lendas, mitos antigos e descobertas arqueológicas. De posse deste vasto material o autor trabalhou de modo a construir uma versão ordenada e abrangente da história do Primogênito de Deus, de seu surgimento ao fim de todos os tempos.

Samael, o nome “angélico” de Lúcifer, foi o primeiro anjo a contestar as razões de Deus – uma premissa a princípio bastante simplória, mas que por sua simples essência desencadeia acirradas discussões sobre a liberdade e a verdadeira natureza do Bem e do Mal.

Fico tentando imaginar o tamanho da encrenca com o qual o autor deve ter se deparado ao se comprometer com uma única narrativa que pudesse reunir de maneira satisfatória todas as histórias – tantas vezes conflitantes – reunidas sobre o assunto. Frente a este fato, algumas discrepâncias no decorrer da trama, simplesmente deixam de incomodar.

É um livro de leitura rápida. Com uma linguagem de fácil absorção, muitos trechos de ação e diálogos atraentes e intrigantes – especialmente aqueles entre Lúcifer e Gabriel quando inimigos -, não perde tempo com floreios literários e tem seu ápice em um desfecho brilhantemente arquitetado com o plus de uma deixa para a pergunta acerca do valor e do papel da humanidade na existência.

Independente das crenças do leitor, é uma leitura muito interessante. Uma aventura épica, por vezes brutal, que resgata as origens de mitos diluídos no tempo e remetem a histórias ainda mais antigas do que o Judaico-Cristianismo e o Islamismo.

Muito obrigada, Luza!

Mais um livro lido para o item 25 da minha lista de 101 coisas e a recomendação desta vez partiu de outra amiga muito querida, a Luza Fiorani.

A Luza me recomendou 2 livros: este, que acabou sendo o escolhido, e O Mundo de Sofia (Jostein Gaarder). Eu ainda não havia lido nenhum dos dois, mas tinha acabado de receber a recomendação de um outro livro do Gaarder e para manter as leituras variadas fui procurar a primeira opção.

E olha, não foi fácil encontrar o livro, viu? Foram necessários dias e dias de plantão no Trocando Livros e na Estante Virtual, até porque exemplares novos também já não estão mais disponíveis nas livrarias convencionais. Deu trabalho mas valeu a pena. ;)

Muito obrigada pela colaboração com o meu projeto, querida!.

Mais sobre este item do projeto aqui e minha lista de 101 coisas completa aqui. ;)

Lúcifer – O Primeiro Anjo

Hipólito, Marcelo

  • Editora: Marco Zero
  • Categorias: Literatura Nacional, Fantasia, Mitologia
  • Avaliação: ★★★½☆

P.S. do P.S. do P.S.

ico_caneta E a Pesquisa de Opinião ainda está no ar! Quer me ajudar a melhorar o blog? ;)

Anúncios

Comentários (2)

  • Báh Luma fiquei com vontade de ler esse, achei bem interessante esta temática! Achei tão legal esse item do teu projeto, essas leituras devem estar sendo bastante significativas :D
    estrelinhas coloridas…

    02/06/2011 - 10:01

    Responder

    • Mi querida!

      A temática deste livro é mesmo bem interessante e a leitura é tão rápida que mesmo que não faça 100% seu estilo, não há de deixar a sensação de tempo perdido.

      E sim, este item do meu projeto tem sido um dos que está sendo mais interessante cumprir, já estou até maquinando algum outro projeto nos mesmos moldes depois que este for concluído. A experiência tem sido extremamente proveitosa em todos os momentos, desde que comecei a pedir a ajuda dos amigos, até muito depois de cada resenha… =)

      03/06/2011 - 00:01

      Responder

      Luma Kimura

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.