Livros

Livro: Kiki de Montparnasse, de Catel & Bocquet

Capa: Kiki de Montparnasse, de Catel & Bocquet

Kiki de Montparnasse é considerada por muitos historiadores como uma das primeiras mulheres independentes do século XX. Figura de muitas facetas, foi uma mulher passional, conhecida por seu estilo de vida “livre” e pela busca em satisfazer seus desejos e vontades.

Nascida em 1901, Alice Ernestine Prin foi criada pela avó no interior e nunca pôde ter certeza sobre quem era seu pai. Com 12 anos foi viver com a mãe em Paris, mas as coisas não deram muito certo: Marie Prin se casou e Kiki foi abandonada. Aos 14 anos começou a posar nua para diversos artistas e logo tornou-se muito popular pelos seus traços exóticos e sensuais.

Le violon d'Ingres, por Man Ray

Le violon d’Ingres, de Man Ray

Considerada uma verdadeira musa inspiradora para diversos artistas na Paris boêmia dos anos 20, Kiki foi eternizada por fotógrafos, pintores e escultores tais como Picasso, Modigliani, Man Ray, Tsuguharu Foujita, Francis Picabia, Jean Cocteau, Arno Breker, Alexander Calder, Per Krohg, Hermine David, Pablo Gargallo, Mayo, Tono Salazar, Moise Kisling, entre outros.

Kiki também se aventurou pela pintura e pela música. Encarou os pincéis depois de observar o trabalho dos pintores enquanto posava, mas obras assinadas por Kiki, hoje, são verdadeiras relíquias. Nos cafés e clubs parisienses, ela apresentava músicas escritas por poetas dadaístas e surrealistas. O glamour francês tornou-se sua marca. Viciada em cocaína desde a adolescência, Kiki morreu aos 52 anos.

Trecho

Kiki de Montparnasse, de Catel Muller e Jose-Louis Bocquet, é a biografia em quadrinhos desta jovem que sabia viver como ninguém aqueles anos loucos. Bem estruturado, levemente erótico e com um bom ritmo, são 400 páginas de traços limpos e ágeis, que demonstram o trabalho bem sincronizado de Catel e Bocquet, não deixam o leitor perder o interesse, emocionam e fazem rir. Especialmente recomendado para aqueles que, como eu, não conhecem muito a fundo este período da história da França e seus ícones, mas carregam essa fascinação curiosa pela vida de boemia e glamour de que tanto ouvimos falar.

Kiki de Montparnasse

Muller, Catel / Bocquet, Jose-Louis

  • Editora: Galera Record
  • Categorias: Biografia, Quadrinhos
  • Título Original em Francês: Kiki de Montparnasse
  • Avaliação: ★★★½☆

Anúncios

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.