Livros

Livro: Crimes que abalaram o Brasil, de vários autores

Capa: Crimes que abalaram o Brasil, de vários autores Linha Direta Justiça era um programa da Rede Globo que foi ao ar de 2003 a 2007 e apresentava crimes que ganharam grande repercussão na época em que ocorreram. O livro Crimes que abalaram o Brasil é uma coletânea de 7 desses casos – O Crime da Mala, Dana de Teffé, Chico Picadinho, O Caso dos Irmãos Naves, A Fera da Penha, O Crime do Sacopã e O Sequestro do Menino Carlinhos – organizada por George Moura e Flavio Araújo, com reportagens de Marcelo Faria de Barros e Wilson Aquino.

Não me lembro se algum dia cheguei a assistir um episódio inteiro desse programa, mas lendo esta versão escrita pude facilmente imaginar a coisa toda sendo apresentada na telinha, o apresentador, as simulações, até a trilha sonora. O livro tem exatamente o mesmo “tom”, se é que consigo me fazer entender, inclusive a mesma atmosfera dramática e meio sensacionalista que esse tipo de programa costuma apresentar.

Por serem reportagens que causaram muito alarde na mídia, acho que o livro poderia trazer algumas fotos e recortes de jornais da época, acho interessante quando esse tipo de material acompanha os relatos. Não posso dizer que tenha sido um dos leituras mais empolgantes que já encarei, mas também não chegou a ser um tempo perdido.

Foi uma leitura rápida. Os textos são ágeis e praticamente isentos de floreios, não economizam nos detalhes e na apresentação dos dados que “comprovam” os fatos. Um pouco frustrante naqueles casos em que o crime ficou sem solução e bastante assustador quando pensamos que estes foram crimes reais, com pessoas reais. É medonho vislumbrar quão podres podem ser as atitudes humanas…

Este post também faz parte do Desafio Literário 2011 cuja tarefa para o mês de maio é a leitura de livros reportagem.

Crimes que abalaram o Brasil

Moura, George (organização) / Araujo, Flávio (organização) / Barros, Marcelo Aquino de (reportagem) / Aquino, Wilson (reportagem)

  • Editora: Globo Livros
  • Categorias: Reportagem, Crimes, Assassinatos
  • Avaliação: ★★★☆☆

P.S. do P.S. do P.S.

ico_caneta E a Pesquisa de Opinião do blog, já respondeu? Conto com a sua participação! ;)

Anúncios

Comentários (5)

  • Eu assistia Linha Direta às vezes. Mas chegou uma hora que cansei de ver tanta carnificina. Se esse livro for ligeiramente semelhante aos programas, ele deve ser muito sensacionalista pois aquele programa só faltava jogar o sangue na cara do telespectador.. Faz parte!

    Enfim, adorei a resenha!

    Bjo!

    24/05/2011 - 08:01

    Responder

  • Vou te dizer que eu me sentia muito mal assistindo ao Linha Direta. Sério, já tive pesadelos por conta desse programa. Acho que não me adaptaria à leitura do livro…rs
    Beijocas

    31/05/2011 - 16:33

    Responder

    • Oi Vivi!

      Então, como eu comentei ali com a Karol, o “tom” do livro é um pouco menos pesado, mas realmente está muito longe de poder ser chamada uma leitura gostosa…

      Beijokas, querida!

      02/06/2011 - 23:57

      Responder

      Luma Kimura

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.