Livros

Livro: A Bruxa de Abril e Outros Contos, de Ray Bradbury

Capa: A Bruxa de Abril e Outros Contos, de Ray Bradbury Ray Bradbury já marca presença na minha lista “quero ler” há muito tempo com a coletânea The Martian Chronicles e o romance Fahrenheit 451, mas para dizer a verdade o interesse era baseado apenas em comentários alheios, porque eu mesma nunca havia lido um conto sequer do escritor.

Então que este livrinho – pequenino, leitura super rápida – que reúne 4 contos de ficção científica do escritor caiu nas minhas mãos. Em A Bruxa de Abril conhecemos a história de uma jovem feiticeira que tem vontade de se apaixonar mas não pode se envolver com seres humanos pois perderia seus poderes. Movida pela curiosidade ela se apodera da mente de uma garota e tenta controlá-la. A Sirena do Nevoeiro narra a atração de um monstro submarino, adormecido há muitos séculos, pela sirene de um farol localizado numa ilha em alto mar. A Savana é a história de uma família cujos pais reprovam a obsessão de seus filhos por ideias sangrentas e brigas de leões. O Outro Pé mostra as reações de uma comunidade negra que se estabeleceu em Marte e volta a ter contato com um homem branco, vindo da Terra, depois de vinte anos.

Os contos são curtos, diretos e não perdem tempo com explicações desnecessárias. É claro que este foi só um primeiro contato com o escritor – que tem muitos trabalhos publicados -, então não posso falar de maneira generalizada, mas adorei a estrutura ágil dos contos deste livro.

Um ponto que me chamou bastante a atenção foi a habilidade do escritor em abordar temas complexos e de peso em textos tão curtos. Mitos antigos, ética e moral, pluralidade cultural, preconceito e intolerância racial são alguns dos assuntos engenhosamente implícitos nas histórias.

Com certeza fiquei curiosíssima para ler outros trabalhos do escritor e as obras que já constavam na minha lista de desejos ganharam uns tantos pontos na escala de prioridades. ;)

Bruxa de Abril e Outros Contos, A

Bradbury, Ray

  • Editora: Edições SM
  • Categorias: Literatura Estrangeira, Contos, Ficção Científica
  • Título Original em inglês: The April Witch
  • Site do autor: http://www.raybradbury.com/
  • Avaliação: ★★★★☆

Anúncios

Comentários (5)

  • Fiquei muito curiosa com o livro, mas mais interessada no conto A Bruxa de Abril.

    14/05/2011 - 21:25

    Responder

    • Oi Nataly!

      O conto é um dos mais interessantes no livro, mas da minha parte o que mais gostei foi “O Outro Pé”… =)

      16/05/2011 - 23:56

      Responder

      Luma Kimura

  • gabrielly

    é muito interessante,agora eu to lendo a sirena do nevoeiro,nao vejo agora de acabar para eu contar e repassar para os meus amigos pq esse livro encanta a gente,eu leio ele de manha de tarde e de noite e até nas horas adicionais =)

    02/07/2011 - 16:43

    Responder

  • Léia Milena costa pinto

    Adoro o conto a bruxa de Abril

    23/08/2011 - 17:51

    Responder

  • DÉBORA

    Eu tenho q fazer um trabalho da escola e tenho q rezumir essas histórias isso me ajudou muito !!

    04/06/2013 - 21:07

    Responder

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.