101 Coisas: resumão das atualizações de agosto e setembro/2011

Em agosto minha 3ª lista no Projeto 101 Coisas em 1001 Dias completou um ano. Embora eu já venha fazendo avaliações constantes durante todo o período não pude evitar aquele “momento reflexão” inspirado pela data. Não vou me alongar em blá-blá-blás desnecessários, só quero deixar registrado que, afora os pequenos tropeços que fazem parte do processo, estou bem satisfeita com o andamento do projeto. :D

O primeiro dos itens riscados nesses últimos 2 meses: reabrir minha conta poupança e fazer depósitos mensais por pelo menos 1 ano (item 15). Uma dessas coisas que eu sempre quis fazer mas ia deixando para depois, para outro dia, adiando, adiando, adiando. Acrescentei o item à lista para ver se finalmente tomava uma atitude, o projeto das 101 coisas sempre funcionou para mim como um incentivo. Simples assim. Reabri a conta poupança em setembro do ano passado e desde então fiz depósitos todos os meses, religiosamente, mesmo naqueles em que as coisas estavam apertadas e a quantia não podia ser muito significativa. Um ano se passou e o item foi riscado, mas a poupança e os depósitos continuam.

Passaporte Também já estou com meu passaporte (item 13) em mãos! Não que a tarefa seja das mais complicadas (as coisas ficaram mesmo muito mais fáceis agora que parte do procedimento é feito pela internet), mas bem… não preciso dizer que já vinha procrastinando há muito tempo, preciso?

Pequenos avanços em alguns itens relacionados a aquisições: consegui mais um livro – Mestre Gil de Ham – para minha coleção Tolkien (item 51) e dois – O Lago das Sanguessugas e O Hospital Hostil – para a coleção Desventuras em Série (item 49). Comprei também um ferro de passar roupas (item 91), modelo básico, sem firulas, exatamente como eu queria.

Tolkien e Snicket Ferro de passar

Finalizei as leituras para o item 24 – aquelas em português, não relacionados a outros itens sobre livros do projeto – e estes foram os lidos neste bimestre:

Capa: Quincas Borba, de Machado de Assis Capa: Aprendendo a Seduzir, de Patricia Cabot Capa: As Virgens Suicidas, de Jeffrey Eugenides Capa: Osíris - Deus do Egito, de Marcelo Hipólito Capa: O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto Capa: Diários do Vampiro - O Confronto, de L. J. Smith Capa: O Réu dos Sonhos, de José Oliveira Capa: As Memórias do Livro, de Geraldine Brooks Capa: O Matador, de Patrícia Melo Capa: 666 - O Limiar do Inferno, de Jay AnsonCapa: O Guia de Campo, de Holly Black e Tony DiTerlizzi Capa: A Pedra da Visão, de Holly Black e Tony DiTerlizzi

Acabei concluindo este item mais rápido do que eu esperava, tinha imaginado a príncipio que as leituras se estenderiam mais ou menos pelo mesmo tempo do projeto. Não que tenha calculado assim tão mal (eu acho), o item apenas recebeu muito mais atenção do que eu mesma pretendia, enquanto outros acabaram um pouco negligenciados. As leituras não vão parar, óbvio, mas devo me focar um pouco mais em outras atividades daqui para frente.

As leituras e resenhas dos livros recomendados por amigos (item 25) continuam, até o momento foram 7 lidos e 4 resenhados:

  Livro Recomendado por Status  
X O Colecionador (John Fowles) Tábata Kotowiski Concluído em 17/10/2010
X Lúcifer, o primeiro anjo (Marcelo Hipólito) Luza Fiorani Concluído em 10/04/2011
X Princesa Sultana (Jean P. Sasson) Juliana Pena Concluído em 09/05/2011
X O Menino do Pijama Listrado (John Boyle) Ana Calabresi Concluído em 21/05/2011
  A Hora da Estrela (Clarice Lispector) Rosangela Neres Concluído em 05/08/2011  
  Kafka e a Boneca Viajante (Jordi Sierra i Fabra) Mi Müller Concluído em 05/08/2011  
  O Mundo se Despedaça (Chinua Achebe) Poli Lachi Concluído em 27/08/2011  
  Olhai os Lírios do Campo (Érico Veríssimo) Dri Ornellas Lendo  
  Mulher de Pedra (Tariq Ali) Romulo Yaron Em fila  
  O Dia do Curinga (Jostein Gaarder) Rafaela Marinho Em fila  
  A Dança do Universo (Marcelo Gleiser) Fábio Chaves Em fila  
  Duna (Frank Herbert) Daniel Caetano Em fila  
  Coração de Tinta (Cornélia Funke) Herika Miyashiro Em fila  
  Não me abandone jamais (Kazuo Ishiguro) Lu Monte Em fila  
  O Império do Sol (J. G. Ballard) Andrey Mackenzie Em fila  

Dentre os itens que não receberam muita atenção até agora estão aqueles relacionados a filmes e séries, em especial a lista 1001 filmes para ver antes de morrer (item 27). Quero dar mais atenção a este item e a partir de agora vou incluir os filmes assistidos nos relatórios.

Quando comecei o projeto eu já tinha assistido 103 filmes da lista, de lá para cá poucos foram acrescentados:

Cartaz: Feitiço do Tempo Cartaz: O Piano Cartaz: Dr. Fantástico Cartaz: Onde os fracos não têm vez Cartaz: Moulin Rouge - Amor em Vermelho Cartaz: Crash - No Limite

O que me deixa na distante marca de 109 de 250 (de 1001) filmes assistidos. Se tiver a curiosidade, você pode conferir a minha planilha completa aqui.

Alterações na lista

Mais algumas alterações na lista, a primeira delas – infelizmente – um cancelamento:

  • 6. Doar sangue

Eu sempre quis doar sangue, mas não podia porque pesava menos de 50 Kg. Aí que eu engordei. Na fase mais “crítica” alcancei os 60 Kg – pode não parecer muito, mas lembre-se, sou baixinha e sempre fui magrela, houve tempo em que eu não conseguia passar dos 40 Kg por mais que tentasse – e acreditei que, se não estava muito feliz em perder o controle sobre meu próprio peso poderia, ao menos, doar sangue. Ledo engano. Engordei porque a saúde não estava em ordem, como mostrou o check-up (item 7) no final do ano passado, e justamente por isso não estava em condições de doar. Passei a me cuidar melhor, encarei uma dieta mais saudável, comecei a fazer exercícios e… bem, emagreci. Mais uma vez estou com menos de 50 Kg e não posso doar.

Então é isso, meu “natural” é ser mesmo pequenina. Se alcanço o peso exigido, alguma coisa não vai bem com a saúde. Se a saúde vai bem, não tenho o peso exigido. Este é um item que não poderei cumprir.

Falando de itens que não poderei cumprir, também estou desistindo daquele item relacionado a cinema:

  • 30. Ir ao cinema no mínimo uma vez por mês

O problema de itens como este é que se você deixa passar um dos períodos estipulados eles ficam “comprometidos” até o fim (nota mental: lembrar disso se houver uma 4ª lista no futuro). Quando perdi os primeiros meses decidi que iria insistir, compensar nos meses seguintes ou algo parecido, mas a coisa toda se acumulou a tal ponto que perdeu o sentido.

Ao contrário do item sobre a doação de sangue, este não está sendo cancelado por motivos alheios ao meu controle, por isso quero substituí-lo ao invés de cancelar simplesmente, mas estou sem ideias para alguma outra tarefa “compatível”. Alguma sugestão?

E estou abandonando oficialmente a “edição atual” do meu Project 365 (item 43). Estou absolutamente infeliz comigo mesma – desistir dos projetos fotográficos parece estar se tornando uma rotina por aqui e eu me odeio por isso – mas a essa altura do campeonato não creio que valha a pena correr atrás do prejuízo. Publiquei apenas as fotos dos dois primeiros meses e perdi o fio da meada. Tenho as fotos de todos os dias até meados de julho, mas não separei, não editei, não postei, não me organizei. Depois desanimei e perdi vários dias. A ideia era fotografar e publicar as fotos tão diariamente quanto possível, certo? Não quero publicar tudo de uma vez só, afinal não era essa a proposta.

Vou dar um tempo e quando me sentir preparada farei uma nova tentativa. Quem sabe um Project 366 (já que o ano é bissexto) em 2012?

Status do projeto

  • Itens concluídos: 31
  • Itens cancelados: 1
  • Itens em andamento: 17

Sentenced - The River

Anúncios

Comentários (8)

  • Que bom ver atualizaçoes na sua lista, Luma. :)
    Eh uma pena que vc nao poderà doar sangue. Mas que tal a sugestao de conseguir incentivar amigos ou parentes a doarem?

    Nossa, nunca imaginava que vc desistiria do item de ir ao cinema. Mas eu entendo perfeitamente a sua situaçao. Eu tenho minha lista feita na metade e desde que a fiz nunca postei no blog, entao jà tenho vàrios itens cumpridos, mas ninguém sabe. buàààààààà!
    Nem sei como serà quando eu resolver atualizar no blog.
    Queria sua ajuda! :D

    Mas entao… tenho uma sugestao: Ter um amigo(a) por correspondencia.
    Jà vi isso em sua lista anterior se nao me engano. Desistiu pq?

    Beijosssssss e vamos que vamos no andamento da lista. ♥ Adoroooo!

    03/10/2011 - 19:59

    Responder

    • Oi Ju!!!

      Demorou, mas finalmente consegui um tempinho para responder os comentários aqui no blog!!

      Incentivar amigos a doar sangue é algo que faço sempre, não cheguei a considerar isso no meu projeto das 101 coisas, mas é fato que vivo enchendo o saco das pessoas com isso, hehhe.

      E, pois é, acabei deixando de lado o item sobre o cinema. Não que tenha largado mão disso, mas como a meta dizia “uma vez por mês” e isso estava sendo impossível atualmente, achei melhor deixar pra lá.

      Sobre os amigos por correspondência, é outro item que não pretendo me dedicar no momento porque ando complemente sem tempo (e sem inspiração) para cartas. Se vou fazer alguma coisa tenho que me dedicar, se for para fazer de qualquer jeito acho que não tem o mesmo valor…. =) Quem sabe mais para frente, né?

      Beijos e obrigada pela força de sempre, querida!

      29/10/2011 - 12:30

      Responder

      Luma Kimura

  • Oiii. Puxa, fiquei muito feliz com seu comentário de incentivo lá no blog! Pois é, estou mesmo precisando de reavaliar um monte de coisas…Acredito que quando a gente realiza mudanças grandes na vida certas coisas deixam de fazer sentido, ou demora um tempo para que tudo volte ao seu lugar. Mas não vou desistir não! Obrigada pelo apoio.
    Fiquei feliz de ler seu resumo, porque assim dá mais gás pra pôr em prática as minhas coisas também!
    Ah, e sei como é isso de não poder doar sangue por conta do peso. Também vivi isso até dois anos atrás, mas agora to rechonchuda e as coisas estão favoráveis pra doação, que por sinal, também está na minha lista.
    Bom, é isso! Sucesso para as próximas etapas e muita energia positiva para você!

    03/10/2011 - 21:43

    Responder

    • Oi Flávia!!

      (Desculpe a super demora para responder seu comentário!)

      Tomara que consiga se reencontrar com sua lista, mudanças na nossa vida e nas nossas metas são normais, a lista tem que ser um incentivo e não algo que nos mantenha presas àquilo que não nos interessa mais. Boa sorte para nós!

      Beijos!

      29/10/2011 - 12:32

      Responder

      Luma Kimura

  • Acredita que minutos antes de ver seu post estava pensando que preciso criar coragem e pelo menos verificar o que cumpri da minha lista de 101 coisas em 1.001 dias??? Já faz anos e nunca mais olhei pra ela! :P

    03/10/2011 - 21:46

    Responder

    • Oi, Lu!

      Às vezes um projeto tão longo deixa mesmo de fazer sentido e a gente perde o pique de acompanhar… Mas fiquei curiosa para saber os resultados de sua lista, mesmo depois de tanto tempo… hehe!

      Beijos!

      29/10/2011 - 12:34

      Responder

      Luma Kimura

  • Susan Riet

    Luma,
    Adorei ver as suas atualizações. Fico encantada de como você consegue ser tão focada em tudo que você faz! Eu já fiz várias listas, mas desisto no meio do caminho por falta de motivação, mas tenho fé que um dia eu vou conseguir chegar a cumprir várias metas! :D

    04/10/2011 - 09:37

    Responder

    • Oi Susan!

      Então, menina… sabe que apesar de parecer focada e organizada aqui no blog, eu não sou assim não! Desorganização, procrastinação e afins, são marcas registradas minhas. hahahahha! Esses projetos tem me ajudado bastante e estou muito feliz de estar seguindo em frente com eles.

      Beijos e obrigada pela visita!

      29/10/2011 - 12:37

      Responder

      Luma Kimura

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.