Projeto Casa de Bonecas

,

Sempre gostei muito de miniaturas do tipo dollhouse, mas procurava manter o interesse a uma certa distância porque sabia que eu não teria condições de me dedicar a um hobby que exige tanto tempo, dinheiro e habilidades que eu estou longe de dominar. Mas você deve saber como são as paixões, ficam sempre ali, flutuando na mente, instigando, cutucando…

A vontade de montar uma casa de bonecas é quase tão antiga quanto o interesse, mas só começou a ganhar força quando os trabalhos de artesanato tornaram-se uma constante no meu dia a dia. Com a descoberta dos materiais com os quais tenho mais facilidade, a frequência e a prática vieram também ideias de alternativas – menos glamourosas talvez, mas com certeza mais acessíveis – que eu poderia aplicar em um projetinho pessoal, algo como uma versão lite, saca?

Longe de mim procurar me aproximar do trabalho de bons miniaturistas, eu nem mesmo costumo ser rígida com escalas e afins, se ficou aproximadamente proporcional, visualmente agrável, para mim está ótimo. O que eu quero, vejam só, é brincar de casinha! :D

Os primeiros passos

Casa de Bonecas - parte externa Casa de Bonecas - parte interna

Casa de bonecas em MDF

Não é porque a coisa toda é uma brincadeira para mim, que aceitarei fazer de qualquer jeito. Antes de colocar a mão na massa, propriamente dizendo, passei muito tempo rascunhando. Medidas, planos, desenhos, texturas – não me enganei quando supus que o negócio leva tempo e demanda a maior trabalheira!

Escolhi trabalhar com MDF, biscuit e alguns materiais auxiliares. Como não tenho muito jeito nem ferramentas apropriadas para a confecção de peças em MDF (a tal facilidade aqui só chega ao nível da pintura e acabamento :P) essa parte do trabalho foi “terceirizada”, optei pela aquisição de peças cruas, já recortadas e, em alguns casos, semi-montadas.

Fiz a primeira das aquisições – obviamente, a casinha – há alguns dias. Por várias semanas estudei diversos modelos, pesquisei preços, pedi orçamentos e escolhi essa aí, que você vê na foto – um bom número de cômodos, com aproveitamento inclusive da parte sob o telhado e portas frontais para melhor proteção e organização. Ela foi comprada na lojinha da Dani Art’s no Elo 7 – que aliás, recomendo pelo atendimento rápido e qualidade da peça.

Então… hora de começar a trabalhar! :D

Este é um projeto que também faz parte das minhas metas na lista de 101 coisas e que vai ser executado aos poucos, ao longo de bastante tempo. Vou postando mais fotos conforme os trabalhos forem avançando. ;)

Anúncios

Comentários (10)

  • Nossa, que projeto gostoso!!! Parabéns!! Já estou louca para ver como você irá pintar, organizar e mobiliar. Vai ficar lindíssima, como tudo o que você faz :)

    Bjo!!

    01/11/2010 - 22:18

    Responder

  • Poli

    Nossa, eu acho essas casinhas de bonecas tão lindas!!! Dá até vontade de voltar a ser criança… rsrs… ou então de por as mãos na massa e fazer uns artesanatos! Rsrs… na loja onde eu costumo comprar papéis para decoupage e outros materiais para os meus artesanatinhos eu sempre vejo os móveis para as casinhas, todos em mdf e cortados a laser… um mais lindo q o outro!!! Outro dia tinha uma casinha completa, montadinha, lindíssima (e caríssima tb). Boa sorte com o seu projeto, vou ficar aguardando mais fotos do andamento!!! bjos

    02/11/2010 - 12:54

    Responder

    • Ai, menina… se tivesse uma loja por perto que vendesse mobilia em miniatura eu acho que já teria começado esse projeto há muito tempo! rsrrs

      Mas por aqui não temos muitas opções, as compras eu acabo fazendo todas em lojas online e isso as vezes é meio complicado, nem sempre dá para ter uma boa noção da proporção, da qualidade do material… enfim, vou fazendo do jeito que dá.

      Obrigada pela força! ;)

      04/11/2010 - 23:04

      Responder

      Luma Kimura

  • kelly

    Olá!!! Achei simplesmente lindo esse projeto. Estou curiosa para saber como ficará a pintura.

    Quanto custa essa peça crua??

    Parabèns pelo trabalho

    02/06/2011 - 10:25

    Responder

    • Olá Kelly!

      A pintura ainda deve demorar um pouquinho para ficar pronta, além de ser uma casa relativamente grande para a pintura com pincel, estou na maior dúvida quanto as cores e a técnica que vou usar. rs

      Quanto ao preço, na época paguei cerca de R$88 pela peça crua + o frete, mas pelo que eu soube o preço já aumentou um pouco para novos pedidos, deve passar um pouco de R$ 100.

      Obrigada pela visita!

      03/06/2011 - 00:04

      Responder

      Luma Kimura

  • Leandra Coutinho

    Luma:

    Você aceitaria fazer uma casinha de bonecas da branca de neve?

    NO aguardo

    Leandra

    13/11/2011 - 16:58

    Responder

    • Oi Leandra,

      Desculpe a demora para responder, andei um pouco enrolada por aqui esses dias.

      Faço casinhas por encomenda sim, mas apenas a parte de pintura e decoração. Como este seria baseado em um modelo eu precisaria de alguém que fizesse a casa em mdf cru por encomenda, você conhece alguém?

      23/11/2011 - 22:35

      Responder

      Luma Kimura

  • parabens pelo site

    04/02/2012 - 00:47

    Responder

  • Simone Nunes

    Ola Luma, meu nome é Simone e visitando seu blog vi que precisa de um fornecedor de casinhas sob medida… vamos conversar? Eu e meu marido temos uma marcenaria e estou entrando nesse ramo de artesanato… me mande um email se ainda tiver interesse ok?

    16/07/2012 - 01:07

    Responder

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.