Livro: Vida Encantada, de Diana Wynne Jones

, , ,

Capa: Vida Encantada, de Diana Wynne Jones Fiquei muito curiosa a respeito do trabalho de Diana Wynne Jones depois que assisti O Castelo Animado (de Hayao Miyazaki) e soube que a animação foi baseada em um livro homônimo da escritora. Acabei escolhendo este livro às cegas, já que estava tendo dificuldades em encontrar o “Castelo” na época…

Os Mundos de Crestomanci é uma das séries mais conhecidas da autora aqui no Brasil (embora, na minha opinião, nem tão conhecida assim, já que todos a quem perguntei nunca tinham ouvido falar) e trata de histórias que envolvem magos poderosos, os chamados Crestomanci, que possuem nove vidas e trabalham resolvendo problemas com o uso indiscriminado de magia nos mundos paralelos.

Vida Encantada foi o primeiro da série a ser escrito (embora seja o terceiro na cronologia até o momento) e conta a história dos irmãos órfãos Eric e Gwendolen Chant. A irmã mais velha, Gwendolen, é considerada uma criança prodígio na arte da magia e, por conta disso, muito mimada pelos vizinhos na região simplória onde moram. Eric (mais conhecido como Gato), por sua vez, é um garoto muito tímido e inseguro, que vive na sombra da irmã e não acredita ser capaz de fazer qualquer tipo de magia, mesmo as mais simples.

Quando os irmãos são convidados a viver no famoso Castelo Crestomanci, Gwendolen acredita que seus incríveis talentos finalmente serão reconhecidos e valorizados, mas para sua decepção Crestomanci parece não notar qualquer coisa de excepcional na garota e a coloca para estudar magia básica junto com Gato e os dois filhos, Julia e Roger. Indignada por não ter toda a atenção e o tratamento especial que julga merecer, Gwendolen passa a atormentar a rotina do castelo com travessuras mágicas cada vez mais assustadoras.

Definitivamente a leitura não me cativou. Alguns momentos divertidos sim, mas na maior parte do tempo achei tudo um bocado irritante. A personagem Gwendolen é “feita” para ser irritante, ok, até aí tudo bem, mas aquele que mais tive vontade de pegar pelo pescoço foi o Gato. Sabe o tipo bonzinho, tão bonzinho, que chega a ser bobo, bocó e babaca? Pois é, o tipo me dá nos nervos. Ademais a história é fraquinha e as cenas de ação um tanto quanto confusas, como se a autora tivesse alguma dificuldade em coordenar muitos personagens ao mesmo tempo. Vale comentar que tempos depois consegui ler O Castelo Animado e percebi que essa “confusão” em trechos com muitos personagens é meio que uma característica da escritora, mas comento isso em resenha futura.

Embora eu não goste muito de deixar a leitura de séries inacabadas não creio que terei pique para encarar os outros volumes desta. Com taaantos outros livros que tenho vontade de ler, desta vez vou mesmo deixar passar…

Vida Encantada

Jones, Diana Wynne

  • Série: Os Mundos de Crestomanci #1
  • Editora: Geração
  • Categorias: Literatura Infanto-Juvenil, Fantasia/li>
  • Título Original em inglês: Charmed Life
  • Avaliação: ★★☆☆☆

Anúncios

Comentários (4)

  • O filme “o castelo animado” me encantou.. saí do cinema com muita coisa na cabeça. Achei ótimo! uma pena o livro da autora não ser bom.
    bj! :)

    15/11/2010 - 17:57

    Responder

    • Oi Luza!

      Deste livro realmente não gostei muito, mas d’O Castelo Animado eu gostei, embora seja muito diferente da animação em vários aspectos. Vou publicar uma resenha assim que possível. ;)

      23/11/2010 - 21:26

      Responder

      Luma Kimura

  • Báh eu conheço essa autora mas não sabia que o filme “O castelo animado” era baseado na obra dela, eu sou apaixonada pelo filme, temos o dvd de tanto que gostamos, não vou conferir esta série, mas o livro do Castelo vou com certeza :)
    estrelinhas coloridas…

    15/11/2010 - 20:45

    Responder

    • Ah, Mi… O Castelo Animado é uma das minha animações favoritas ever! O livro do Castelo eu li há algum tempo atrás e gostei bastante, mas existem muitas diferenças entre o livro e o filme.

      23/11/2010 - 21:27

      Responder

      Luma Kimura

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.