Livro: Como Viver Eternamente, de Sally Nicholls

, , ,

Capa: Como Viver Eternamente, de Sally Nicholls Sam tem 11 anos, é um garoto adorável, muito esperto e um pouco tímido que tem curiosidade a respeito de óvnis, fantasmas, filmes de terror e sobre como é beijar uma garota. Ele adora dirigíveis e quer ser cientista. Sam tem leucemia, quer saber fatos sobre a morte e sua cabeça está repleta de perguntas que ninguém responde…

Como Viver Eternamente é o primeiro romance de Sally Nicholls, uma jovem jornalista de 20 e poucos anos que vem sendo considerada uma revelação entre os jovens talentos da literatura contemporânea. Particularmente, considero esse tipo de declaração – feita quando ela ainda tinha apenas este livro publicado – um pouco precipitada, e agora, depois de lê-lo, talvez até um pouco exagerada, mas não nego que o livro tenha seu encanto.

O assunto não é novo, mas faz parte daquele grupo de temas que sempre me causam alguma comoção. Quem não se sente tocado pela história de um menino adorável, cheio de vontades, com toda uma vida de possibilidades pela frente, resignado – não necessariamente de uma maneira negativa – com uma doença terminal?

Mas a autora não faz melodrama, tampouco apela para o estereótipo do otimismo incondicional ou para o estilão auto-ajuda, e acho que é justamente neste aspecto que mora o diferencial do livro: apesar do tema pouco confortável, a história é leve, de uma serenidade inspiradora, poderoso em sua simplicidade e honestidade. O tipo de livro que fica passeando na mente e que nos faz pensar em nossas próprias atitudes e reações se estivéssemos na mesma situação.

Embora não o considere muito profundo ou absolutamente marcante, a leitura é facilmente recomendável, especialmente para crianças e jovens adolescentes.

Este post faz parte do Desafio Literário 2010 cujo tema para outubro são livros que tragam uma lição de vida.

Como Viver Eternamente

Nicholls, Sally

  • Editora: Geração
  • Categorias: Literatura Estrangeira, Romance, Infanto-Juvenil
  • Título Original em inglês: Ways to Live Forever
  • Site do autor: http://www.sallynicholls.com/
  • Avaliação: ★★★½☆

Anúncios

Comentários (25)

  • Poli

    Tb acho muito precipitado classificar uma autora tão jovem e já no seu primeiro livro como uma revelação. Principalmente com esse tipo de literatura moralizante – eu pessoalmente não gosto muito, procuro fugir um pouco de histórias com mártis q souberam passar por todos os problemas do mundo com serenidade, sem questionamentos e com bondade e fé inabaláveis. Além de achar isso tão pouco realista, ainda me irrita!!! Rsrs Não é humano!!! Sem falar q do ponto de vista literário, esses tipos de personagens são muito planos, simples esteriótipos, q não tem desenvolvimento, nem profundidade, nem conflito… e um personagem assim é muito mais fácil de se escrever, pq ele é td idealizado… Bom, mas essa é uma visão geral sobre esses tipos de livros. Não cheguei a ler essa obra especificamente, mas fiquei curiosa. Não pela temática, mas para saber se essa autora paga a fama q ela está recebendo… rsrs
    bjao, boas leituras!

    21/10/2010 - 23:35

    Responder

    • Marc

      Hello – - há pessoas que são assim : ) : ) ! !

      E, a literatura é realmente para fazer modificar – enquanto pessoas de 11 anos, realmente podem ser assim ! ! : ) : ) ! !

      Abraços : ) : ) ! ! ‘ A Vida também é ‘ aprendizado ‘ ! ! ‘ ! !: ) : ) ! !

      21/10/2011 - 23:05

      Responder

    • abner

      A sua Observação esta errada Conforme afirmou no “Tb acho muito precipitado classificar uma autora tão jovem e já no seu primeiro livro como uma revelação ” Como você pode dizer Isso se nem o Livro leu. Como afirma Logo Abaixo de Seu comnetário,Leia o Livro e depois deixe sua crítica
      Ok!Meu conselho:Nunca faça uma Contestação de uma Análise de Outra pessoa,sem que primeiro você Tenha Ciênçia exata .Daquilo que esta sendo Instigado em relação ao Livro citado . ,…valeu Polie!

      26/07/2014 - 14:17

      Responder

  • Estou com este livro na minha lista, mas sempre vou deixando por achar que pendia para o moralizante, quem sabe agora não me aventuro. Tua resenha está ótima, como sempre, pessoal e crítica no ponto!
    estrelinhas coloridas…

    22/10/2010 - 14:45

    Responder

  • A história é bacana, não tende para o moralismo e pieguismo. Recomendo!

    Beijocas

    25/10/2010 - 11:54

    Responder

  • morgana

    adoreei o livro, um dos melhores que já li!

    05/05/2011 - 10:46

    Responder

  • barbara

    eu ja li e adorei o livro
    e uma historia encantadora
    um dos melhores que ja li, alem disso acho que sally e sim uma revelação pela forma que escrevel, nova e revolucionaria pois e uma leitura muito dinamico pouco comun para uma historia de tragedia que normalmente teria uma apelo sentimento mais esse não tem e um simples relato de vida e não de morte como muitos pensam

    04/08/2011 - 15:21

    Responder

  • Jéssica Abdla

    Particulamente foi o melhor livro que eu já li em toda minha vida..Paarabeins..
    Esse livro é simplismente uma lição de vida..:)

    03/10/2011 - 15:10

    Responder

  • elisandra lima

    Um amigo me falou do livro mais ainda não li mais eu precisso ler esse livro.parece ser muito bom

    13/11/2011 - 00:14

    Responder

    • Oi Elisandra,

      É uma boa leitura sim, se tiver a oportunidade não deixe de ler, vale a pena.

      Beijos e obrigada pela visita.

      23/11/2011 - 22:33

      Responder

      Luma Kimura

  • Bruna

    Nossa o livro é muito bom.
    Valeu a pena ter lido.
    Chorei muito

    07/12/2011 - 11:21

    Responder

  • Débora

    gente esse livro è muito lindo.
    é o melhor livro que eu ja li na minha vida , minha mae e mais 3 amigas minhas leram e tabem amaram ele .
    esse livro pode até esta mostrando um pouco da vida d alguem .
    ja li ele varis vezes e todas elas me emociono , esse livro n tem base, ele é d+++++++++++++++
    aconcelho a todos lerem ele.
    :)

    25/04/2012 - 23:07

    Responder

  • taty

    livro muitooo bom uma historia linda comovente
    recomendo
    bj

    30/05/2012 - 20:02

    Responder

  • É um livro mt lindo akabei de ler ele a poukos minutos eu gostaria de ver uma foto desse menino tao querido eu fiquei mt triste quando felix morreu ri mt quando ele dissse q era pra tocar Green Day no velorio d felix kkkk mais fiquei mt triste quando Sam morre tbm parabens mt linduu……. :)

    05/07/2012 - 13:53

    Responder

  • fernanda

    olha,faz tenho 16 anos e faz mais ou menos,que peguei este livro na biblioteca da minha escola.nunca me interessei por leitura,sempre peguei livros li a primeira pagina e parei,mais este não,quanto mais lei mais quero ler,estou na pagina 47 de 226 paginas do livro,amei estou encantada e surpreendida parabéns Sally Nicholls… super recomendo.( e olha que nem o li todo ainda)

    14/08/2012 - 18:38

    Responder

  • Eduarda

    Bom eu li o livro ate hoje e o melhor nao vejo a hora do proximo realmente e exelente.

    13/09/2012 - 19:11

    Responder

  • Aline

    Esse livro é muito boom adorei ele, consegui ler ele em dois dias, é uma leitura fácil, e a historia é muito envolvente e comovente.

    25/09/2012 - 16:04

    Responder

  • Estava procurando livros para comprar, e esta certamente me chamou a atençaõ pelo nome e depois de ler s sinopse, me pareceu interessante e mesmo de não ter lido ele ainda tenho a certza que vai ser ótimo…Ler é Aprender…

    03/10/2012 - 18:27

    Responder

  • Este livro certamente chama a atenção pela sua cama e pelo seu nome, mas tem que ver o conteúdo, tenho certeza que vai ser ótimo.. Leiam também Pedro Bandeira: A Marca de uma Lágrima.

    03/10/2012 - 18:29

    Responder

  • Maria José Costa

    Muito bom, as críticas são sempre bem vindas e sem falar q a leitura de um livro tão lindo como esse pode mudar vidas como mudou a minha! ótimo livro e uma linda historia e nem a morte conseguiu destruir sonhos e desejos! tudo na vida vale a pena e esse livro vale a penal er! remondadissimo!

    19/12/2012 - 14:10

    Responder

  • brenda rosa

    a gente não tem palavras para descrever,ao mesmo tempo que sorria ao ler eu chorava como viver eternamente e um que eu quero na minha coleção!

    25/02/2013 - 14:26

    Responder

  • thaiane

    EU AMEI O LIVRO

    02/04/2013 - 18:51

    Responder

  • thaiane

    o livro foi verdadeiro ele disse no começo que iriamos chorar e rir e foi o que aconteceu, ele é mágico com informações reais !!!!

    02/04/2013 - 18:53

    Responder

  • Larissa Kimberlly

    Li este livro na escola e gostei muito!Até me emocionei,leitura é uma ótima forma de lazer e sabedoria ♥

    13/09/2013 - 08:31

    Responder

  • fany

    li esse livro mtoo bom estou fazendo um trabalho sobre ele queria saber em que epoca se passa nao estou achando ele na biblioteca e nao me lembro mto do livro que saber isto alguem sabe?

    21/10/2013 - 18:44

    Responder

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.