Desafio Literário 2011

,

Selo Desafio Literário 2011

A experiência com o Desafio Literário 2010 foi mesmo muito proveitosa e divertida, e antes mesmo de saber quais seriam os temas para o próximo ano eu já estava disposta a participar novamente. Acho que dá para imaginar como fiquei animada quando saíram os novos temas, quase imediatamente diversos títulos-candidatos começaram a passear pela minha cabeça!

Assim como no ano passado meu principal critério de escolha foram os livros que já estão na minha lista de espera (livros já comprados, aguardando a vez de serem lidos). É claro que eu não tinha livros disponíveis para todos os temas, mas procurei me adequar ao máximo para evitar a compra de novos títulos e quando sem opção apelei para o Domínio Público, o Trocando Livros ou a Estante Virtual. A ordem do momento é minimizar os gastos!

Uma diferença quanto aos critérios que adotei no ano passado é que desta vez não me esquivei de escolher livros que fazem parte de trilogias ou séries, a ideia é manter o ritmo de leitura deste ano (10 livros por mês, em média), de maneira que eu possa concluir as leituras mesmo fora do desafio.

Com toda a experiência adquirida na lista anterior as escolhas não foram um parto tão difícil desta vez, eis minha lista:

Janeiro: Literatura Infanto-Juvenil

Desafio Literário 2011 - Janeiro Depois da correria habitual de final de ano, vai ser ótimo começar 2011 com leituras leves. Não importa que digam que já passei da idade para esse tipo de coisa, a-do-ro livros infanto-juvenis, em especial os de aventura e fantasia.

Dentre as muitas opções que eu tenho na estante escolhi alguns dos que já estão na fila de espera há mais tempo:

  • Opção 1: Alice (Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice Encontrou por lá, no mesmo volume), de Lewis Carroll
  • Opção 2: Irmão Lobo (Crônicas das Trevas Antigas), de Michelle Paver
  • Opção 3: O Aprendiz (As Aventuras do Caça Feitiços), de Joseph Delaney

Fevereiro: Biografias e/ou Memórias

Desafio Literário 2011 - Fevereiro Biografias, de celebridades ou não, são relativamente constantes na minha rotina de leitura e um gênero que sempre dá muito o que discutir: os fatos, o estilo, o posicionamento, a parcialidade, o oportunismo… tantos aspectos a se pensar! No geral é um tipo de leitura que me agrada bastante.

Para este mês escolhi 3 personalidades públicas de diferentes áreas, que admiro (ou admirei, sei lá) por um ou outro motivo que deixarei para explicar melhor no momento da resenha.

  • Opção 1: Mais Pesado que o Céu – Biografia de Kurt Cobain, de Charles R. Cross
  • Opção 2: Heath Ledger: O Astro Sombrio de Hollywood, de Brian J. Robb
  • Opção 3: Saramago: Biografia, de João Marques Lopes

Março: Romances Épicos

Desafio Literário 2011 - Março Um dos gêneros que mais me mantém absorvida, adoro! A dificuldade aqui foi tentar escolher títulos que se encaixassem dentro de uma meta de leitura realista já que os romances épicos tem, geralmente, muitas páginas e/ou são compostos por trilogias/séries de volumes extensos. Costumo ler rápido, mas isso não significa que eu goste de ler com pressa, certo? ;)

Acabei por escolher alguns dos que já tenho na fila de espera e desejo ler há bastante tempo, todos volumosos e dois deles parte de trilogias e em inglês. Veremos no que vai dar. ;)

  • Opção 1: Dom Quixote (Volumes 1 e 2), de Miguel de Cervantes
  • Opção 2: The Dark Mirror (The Bridei Chronicles), de Juliet Marillier – versão Kindle, em inglês
  • Opção 3: The Winter King (The Warlord Chronicles – A Novel of Arthur), de Bernard Cornwell – versão Kindle, em inglês

Abril: Ficção Científica

Desafio Literário 2011 - Abril Pode parecer meio estranho, mas quando o assunto é ficção científica eu me adequo melhor aos filmes do que aos livros. Entenda, eu adoro o gênero e leio bastante, mas devo ter alguma deficiência imaginativa porque na maioria dos casos, especialmente nos futuristas, tenho mais facilidade em aceitar objetos, ambientes e cenários construídos por terceiros do que “desenhá-los” mentalmente por mim mesma, situação em que o aspecto visual dos filmes faz diferença para mim.

De qualquer forma, como eu disse, gosto bastante do gênero. Boa oportunidade para encarar de uma vez algumas da leituras que venho postergando há tempos:

  • Opção 1: A Mão Esquerda da Escuridão, de Ursula K. Le Guin
  • Opção 2: Uma Princesa de Marte, de Edgar Rice Burroughs
  • Opção 3: Ubik, de Philip K. Dick

Maio: Livros-Reportagem

Desafio Literário 2011 - Maio As reportagens aparecem ocasionalmente na minha rotina de leituras, gostar ou não depende muito do assunto abordado, não tenho paciência para tudo, na maior parte das vezes prefiro os relacionados a guerras, viagens ou costumes e tradições de um povo.

Os dois primeiros eu já tinha na estante, o terceiro foi escolhido mais ou menos ao acaso, quando eu procurava por um que fosse brasileiro.

  • Opção 1: Crianças de Grozni, de Åsne Seierstad
  • Opção 2: Kaputt, de Curzio Malaparte
  • Opção 3: Crimes que Abalaram o Brasil, de George Moura, Flávio Araújo e Marcelo Faria de Barros

Junho: Peças Teatrais

Desafio Literário 2011 - Junho Taí um gênero com o qual não tenho nenhuma familiaridade, duvido que tenha lido 3 peças inteiras ao longo da vida e provavelmente só o fiz por conta de alguma leitura obrigatória para a escola. Quando o assunto é teatro prefiro mesmo a versão encenada, com atores, figurino, cenários, sonorização e tudo mais. Mas… vambora que o negócio é encarar o desafio!

A primeira opção faz parte da Coleção Clássicos Abril, o volume na verdade reúne 3 peças, mas acredito que seja possível ler todas numa boa. As outras duas opções são clássicos ainda mais antigos que encontrei em domínio público.

  • Opção 1: Hamlet, Rei Lear e Macbeth, de William Shakespeare
  • Opção 2: A Mandrágora, de Nicolau Maquiavel – pdf, domínio público
  • Opção 3: Édipo-Rei, de Sófocles – pdf, domínio público

Julho: Novos Autores

Desafio Literário 2011 - Julho Confesso que guardei um certo preconceito contra os chamados “novos autores brasileiros” durante algum tempo. O recente boom de “novos talentos” trouxe coisas boas, claro, mas com elas também vieram os oportunistas, gente pouco comprometida e pouco apaixonada, pessoas muito mais interessadas em vender do que em escrever de verdade e tudo isso me deixou com o pé atrás. Mas eis que, no momento em que resolvi baixar um pouco a guarda, acabei por descobrir uma faceta bem interessante no meio disso tudo: a possibilidade de um contato mais direto, a discussão e o debate com os próprios autores – essa troca de ideias direto na fonte rende frutos interessantíssimos.

Minhas escolhas para este mês foram alguns dos que mais me chamaram a atenção pelo assunto e pela sinopse, procurei por livros que tratem de temas diferentes uns dos outros e evitei recomendações/resenhas de outros blogs para não me deixar influenciar:

  • Opção 1: Os Meninos de Gateville, de Renatho Costa
  • Opção 2: No Relógio da Colina, de Daniel Pedrosa
  • Opção 3: Centúrias, de Bruna Longobucco

Agosto: Clássicos da Literatura Brasileira

Desafio Literário 2011 - Agosto Esquadrinhei minha estante de um lado a outro e o único clássico brasileiro ainda não lido que encontrei foi Os Sertões de Euclides da Cunha, uma versão de luxo, capa dura e tal, que ganhei de presente do meu irmão há um tempão e ainda não tive a coragem de começar a ler… Não o coloquei como a primeira opção porque ele é extenso, tem uma linguagem difícil e porque agosto é o mês em que, normalmente, tiro férias do trabalho. Embora a premissa seja a de que eu teria mais tempo para ler, tenho planos de viajar e por conta disso o ritmo das leituras ficará mais lento.

Felizmente temos muitos clássicos disponíveis em domínio público, então não precisei gastar nada aqui.

  • Opção 1: Quincas Borba, de Machado de Assis – versão Kindle, domínio público
  • Opção 2: O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto – pdf, domínio público
  • Opção 3: Os Sertões, de Euclides da Cunha

Setembro: Autores Regionais

Desafio Literário 2011 - Setembro Achei que seria interessante manter as escolhas para este mês em um círculo mais restrito já que autores do meu estado (SP) já figuram entre minhas escolhas para o mês de julho, então saí à caça de escritores da minha cidade, Indaiatuba, e proximidades. Até então eu não conhecia nenhum, mas tive sorte, descobri que no dia 20 deste mês vai rolar aqui na cidade a 1ª FLI – Feira Literária de Indaiatuba, que contará com a presença de uns tantos escritores locais. Com estes nomes nas mãos parti para a pesquisa e dentre as opções encontradas escolhi alguns dos que mais me chamaram a atenção pela sinopse:

  • Opção 1: O Réu dos Sonhos, de José Oliveira
  • Opção 2: Amortebeijoparasempre, de Wallace Fauth
  • Opção 3: A Fada, de Carolina Munhóz

Outubro: Nobel de Literatura

Desafio Literário 2011 - Outubro Nem eu mesma sabia que tinha tantas opções para este mês disponíveis na estante! O primeiro impulso foi recorrer ao sorteio, mas resolvi olhar a lista de nomeados com mais cuidado, comparando com os títulos que tenho em casa e acabei adotando um critério baseado no ano de nomeação, dando preferência para escritores que nunca li antes: um bem recente (Mario Vargas Llosa, em 2010), um dos anos intermediários (eu teria preferido um que figurasse mais ou menos em 1950, mas não encontrei e fiquei com Luigi Pirandello, premiado em 1934) e um que venha lá dos primeiros anos da premiação (Rudyard Kipling, em 1907).

  • Opção 1: Travessuras da Menina Má, de Mario Vargas Llosa – Nobel 2010
  • Opção 2: O Falecido Mattia Pascal, de Luigi Pirandello – Nobel 1934
  • Opção 3: O Homem Que Queria Ser Rei e Outras Histórias, de Rudyard Kipling – Nobel 1907

Novembro: Contos

Desafio Literário 2011 - Novembro Gosto bastante de livros de contos e sempre tenho várias opções disponíveis para aqueles momentos em que desejo uma leitura relativamente rápida, mas nem por isso pouco profunda. Separei alguns deles mais ou menos ao acaso, dando preferência para os que já estão na estante há mais tempo:

  • Opção 1: Histórias de Fantasmas, de Charles Dickens
  • Opção 2: Modo de Apanhar Pássaros à Mão, de Maria Valéria Rezende
  • Opção 3: Contos de Amor, de Loucura e de Morte, de Horacio Quiroga

Dezembro: Lançamentos do Ano

A proposta para este mês é ler os lançamentos que foram notícia durante o ano de 2011… bem, como ainda não dispomos de uma bola de cristal com poderes mágicos as escolhas serão feitas no decorrer do ano. Por hora as opções ficam em aberto. ;)

  • Opção 1: a escolher
  • Opção 2: a escolher
  • Opção 3: a escolher

Quer participar também? Visite o blog do Desafio para saber mais! ;)

Anúncios

Comentários (6)

  • Juliana Pena

    Nossa Luma, como já era de se esperar, fiquei admirada ao ver a sua lista para o desafio. Muitas obras que parecem ser interessante. Espero que consiga obter a mesma satisfação que teve no desse ano. :-) Infelizmente não conseguir levar adiante esse desafio, mas quem sabe em 2011 seja diferente. Beijos da amiga baiana.

    04/11/2010 - 23:20

    Responder

    • Oi Ju!

      Ao que parece o DL 2011 promete ser tão interessante quanto o deste ano! Você também vai participar?

      Beijos!

      05/11/2010 - 17:17

      Responder

      Luma Kimura

  • Achei fantástica a sua lista, como já era de se esperar ela não é nada, nada previsível. Alguns dos livros que você escolheu eu já tive até vontade de ler, mas sabe quando não passa nem pela cabeça na hora?
    Além disso é importante dizer uma coisa, o esmero que você teve com esse post é fora de série. Ficou muito bacana as fotos agrupando os livros de cada mês, tira aquele aspecto frio de uma simples lista e dá maior proximidade ao livro em si.
    Ótimo post, ótima seleção, parabéns!

    05/11/2010 - 06:47

    Responder

  • Você me fez lembrar que tenho uma edição de luxo de Dom Quixote aqui em casa (emprestada do meu pai) há séculos… será que tenho coragem de incluí-la na lista?

    Pretendia fazer minha seleção esta semana, mas a otite estragou meus planos. Ainda bem que o prazo é longo. :)

    11/11/2010 - 10:23

    Responder

    • Ai, Lu… otite ninguém merece, hein? Nunca tive, mas já ouvi dizer que é muito chato!

      Faz tempo que tenho vontade de ler Dom Quixote, mas só agora, com a Coleção de Clássicos da Abril adquiri o(s) livro(s)… já ouvi falar que é muito bom, mas o volume assusta! Vamos ver se consigo encarar! ;)

      15/11/2010 - 00:52

      Responder

      Luma Kimura

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.