Desafio 10 Livros em 10 Dias – 8º Dia

,

Oitavo dia do desafio e hoje devo citar o livro que menos recomendo. Na verdade não entendi muito bem o que pede a tarefa, devo citar um livro que simplesmente “não recomendo” ou um que “recomendo não ler”? (Deu para sacar a diferença? ??)

Dificilmente você me verá dizendo a sério: “não leia o livro tal”, mesmo que não tenha gostado dele – eu posso não ter gostado, mas se vejo que a pessoa está procurando justamente um livro com aquelas características, por que não?

Para cumprir a tarefa procurei pensar naqueles livros que eu jamais me imaginaria recomendando a quem quer que seja, uns 2 ou 3 títulos me vieram à cabeça e, olha só, nunca havia reparado nisso, mas todos eles são de auto-ajuda. Quem conhece um pouco dos meus hábitos de leitura sabe que não sou muito chegada no gênero de um modo geral, na maior parte das vezes simplesmente porque não me absorve. Não tenho nada contra boa parte deles, já cheguei a ler alguns, mas tenho cá uma birra em particular com aqueles que tentam vender “receitas de bolo” para o que não pode ser generalizado, nem esquematizado.

Capa: Como Pegar Seu Homem Pelo Pé (e Permanecer com Ele), de Rosangela Ojuara Não deu para entender? Um exemplo, que é o que vou citar para a tarefa de hoje, é Como Pegar Seu Homem Pelo Pé (e Permanecer com Ele), de Rosangela Ojuara. Li um bom pedaço deste livro na sala de espera do médico há algum tempo, tomei um baita chá de cadeira (acho que esperei umas 2 horas para ser atendida) e não havia mais nada com que me distrair (sempre carrego um livro na bolsa, mas justamente neste dia havia esquecido) além deste livro e algumas revistas de fofocas (que também não fazem meu gosto) antigas.

Livros que só falam o absolutamente óbvio, que generalizam ao ponto de beirar o preconceituoso, que tentam se vender como reveladores e indispensáveis, mas estão mais para pretensiosos e ditadores, que parecem ignorar o fato de que as pessoas são diferentes umas das outras… bem, estes são livros que nunca recomendarei a ninguém.

Anúncios

Comentários (1)

  • hehehehe não tinha pensado neste viés que tu citastes para a pergunta, se bem que ela é de multiplas interpretações mesmo. Acho que nesse quesito de não indicar os livros de auto-ajuda ganharam disparado!

    estrelinhas coloridas…

    30/06/2010 - 14:39

    Responder

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.