Cinema e Vídeo

Filme: À Procura da Felicidade

Pôster: À Procura da Felicidade

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Chris Gardner (Will Smith). Casado com Linda (interpretada por Thadie Newton) com quem tem um filho, Christopher (Jaden Smith), de apenas 5 anos, Chris trabalha como vendedor de scanners de densidade óssea (ou qualquer coisa parecida, uns aparelhos de raio-x melhorados), mas o produto tem custo alto e baixa aceitação no mercado, por conta disso a família Gardner enfrenta sérias dificuldades financeiras. Cansada da vida dura, Linda abandona a casa e deixa o pequeno Christopher aos cuidados do marido. Os problemas com a falta de dinheiro vão piorando cada vez mais e, na esperança de dar a volta por cima, Chris decide usar sua facilidade com números e a habilidade como vendedor para tentar um emprego melhor e consegue, a muito custo e a despeito de sua baixa escolaridade, uma vaga de estagiário em uma grande corretora de investimentos. O porém é que ele não recebe salário durante este período de avaliação dos estagiários e precisa se desdobrar para cuidar de Christopher, continuar correndo atrás de compradores para seus últimos scanners e se manter firme na esperança de ser contratado no final do processo.

À Procura da Felicidade é um exemplo perfeito de como um dramalhão piegas e carregado de clichês pode, mesmo assim, ser muito bom.

A história cativa, traz uma mensagem simples, talvez meio batida, mas confortadora. Fala da busca de um sonho mesmo que este pareça impossível, da necessidade de ser firme e de acreditar, ainda que todos os fatos e marés de azar lhe digam o contrário. A maneira como o filme mostra a relação pai e filho é emocionante, mesmo quando já está afundado até o pescoço nos excrementos das moscas do excremento cavalo, ele nunca deixa de manter o foco em seu principal objetivo: dar uma vida melhor ao filho. Neste ponto, acho que o fato do pequeno Jaden ser filho do ator na vida real pode ter ajudado bastante, a química entre eles funciona perfeitamente na telona.

A direção do italiano Gabriele Muccino é precisa no âmbito de um longa assumidamente melodramático. Sem grandes pontos de destaque, mas sem nada do que reclamar. Não me lembro, agora, de ter assistido a outros trabalhos dele para fazer um comparativo, mas vale uma curiosidade: o convite para a direção do longa foi feito pelo próprio Will Smith.

E por falar nele: Will Smith apresenta uma atuação belíssima! Se o exagero de clichês às vezes dá um tom absurdo demais para os acontecimentos durante o filme, é ele quem consegue segurar as pontas, empregar carisma e força às cenas, convencer o telespectador.

Resumidamente: uma bela história de luta, perseverança e paternidade, com ótimas interpretações. Se você gosta de dramas, com certeza vale a recomendação.

À Procura da Felicidade

The Pursuit of Happyness (2006)

  • Direção: Gabriele Muccino
  • Origem: EUA
  • Gênero: Drama
  • Elenco Principal: Will Smith, Jaden Smith, Thandie Newton, Brian Howe, James Karen, Dan Castellaneta, Kurt Fuller, Takayo Fischer, Domenic Bove, Scott Klace, Mark Christopher Lawrence
  • Site Oficial: http://www.aprocuradafelicidade.com.br
  • Avaliação: ★★★★☆

Trailer

Anúncios

Comentários (11)

  • O único filme que me fez chorar junto com minha mãe.

    Atuação dos Smith’s foram sensacional. Recomendo esse filme para qualquer um.

    Bjos Luma

    16/02/2009 - 23:07

    Responder

  • Ah, esse filme é um dos que me fazem chorar! E o filho do Will Smith tá botando quente em hollywood!!!

    N’O dia em que a terra parou, ele atua melhor que todo o elenco junto! :D

    Ah, obrigada pelo link interessante XD.

    20/02/2009 - 15:09

    Responder

    • Ainda não assisti “O dia em que a Terra parou”, na verdade nem sabia que o pequeno Smith estava no elenco… *rs

      Assim que puder vou assistir.

      E que bom que o plugin funcionou! ;)

      20/02/2009 - 15:28

      Responder

      Luma Kimura

  • rosana santos rosario

    esse filme mudou minha vida

    23/06/2009 - 16:52

    Responder

  • damares

    esse fime é simplesmente maravilhoso, demais e emocoinante. Recomendo a todos………bjinhossssssss

    28/06/2009 - 17:12

    Responder

  • Mikael Marlon

    Esse filme me fez chorar um pouco e olhe que eu sou da queles caras que ñ chora por nada é um filme demais eu adorei eu sou fã de Smith eu adorei o filme foi demais e eu vou assistir e muito mais vezes esse filme no DVD pq eu adorei foi muito bom msm.

    22/12/2009 - 13:08

    Responder

  • Joao carlos

    Um filme estremamente emocionante, eu fiz um trabalho da escola sobre esse filme…
    Gostei muito um filme que dá um exemplo de vida.

    04/04/2010 - 21:47

    Responder

    • Graziela

      Vi seu comentario sobre o filme: A procura da felicidade, disse que fez um trabalho na escola , gostaria de saber como foi feito , obrigada, tbem quero trabalhar com este filme na escola, obrigadA

      28/09/2012 - 13:21

      Responder

  • sueli andrade

    é um filme que me deixa emocionada,que vale a pena assistir.
    parabéns!

    10/11/2010 - 19:07

    Responder

  • gracinha vieira nunes

    TRABALHO NA VIDEOTECA DA ESCOLA E EXIBI O FILME A PROCURA DA FELICIDADE,FOI MUITO EMOCIONANTE E SURTIU UMA DISCUSSÃO MUITO PROVEITOSA.

    22/05/2013 - 19:51

    Responder

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.