Cotidiano

Wishlist: Máquina de lavar roupas

Preciso comprar uma nova máquina de lavar roupas.

A que – ainda – existe em casa é praticamente uma relíquia: uma Brastemp Luxo Automática, dessas clássicas que na sua época de ouro “todo mundo tinha”. Com “carcaça” de metal e o revolucionário programa completo de lavagem, que inclui molho, enxague e centrifugação. Sim, poderosa e, cá para nós, uma brava guerreira. Digo isso porque realmente é de se admirar uma senhorinha que já conta mais anos de serviços prestados do que eu de vida: meus pais ganharam a Brastempinha de presente de casamento e, considere, este ano eles comemoram bodas de pérola!

Acontece que até para os mais bravos e corajosos guerreiros, um dia, vem o cansaço. Nossa máquina de lavar roupas, já no tempo estendido de sua hora-extra, está pedindo arrego: visita do técnico quase toda semana, muita manha, muito barulho e muito sacolejo – ou seria tentativa de fugir correndo de casa?

Ok, eu concordo em dar a ela o merecido descanso. O problema imediato é: eu não entendo lhufas sobre lavadoras de roupas!

Máquinas de lavar roupas

Já faz alguns dias que estou pesquisando modelos e marcas. A variedade impressiona. Tem opções de tudo quanto é tipo, dos mais simples aos mais sofisticados, lavadoras inteligentes, lavadoras com sexto-sentido (!), para lingeries, para roupas delicadas, para roupas pesadas, para edredons e cobertores, para bichinhos de pelúcia. Até no formato encontramos grande variedade: quadradas, retangulares, redondas, triangulares, conjugadas com secadora, em forma de ovo! Não existe uma “para uso geral”?

A questão é: para onde devo olhar em busca do melhor custo benefício?

Não posso gastar absurdos com uma lavadora agora. Faço questão de ter a opção de pelo menos 2 níveis de água, programa automático que inclua molho e enxágue, centrifugação e capacidade para no mínimo 6Kg. De resto, o que mais é importante eu observar?

Alguém aí, que tenha algum conhecimento ou experiência com lavadoras de roupas, tem alguma boa sugestão?

Anúncios

Comentários (22)

  • Meus pais também tinham uma Brastemp dessas e que durou anos e anos. Mas chegou uma hora que ela, cansada, não quis trabalhar mais.

    Lamento em não poder te ajudar, Luma, pois também não entendo lhufas sobre máquinas de lavar…

    Último post de Camila: Pessoas queridas

    04/06/2008 - 10:06

    Responder

  • Eu também não entendo lhufas de máquina de lavar.
    Só recomendo procurar uma que não deixe as roupas cheias de bolinhas, odeio isso.

    04/06/2008 - 10:19

    Responder

    • Olha só, eu não tinha pensado nisso!!
      Realmente complicado uma máquina que deixe as roupas assim… mas o quê será, exatamente, causa bolinhas nas roupas? Será que tem como saber disso antes de comprar e testar a máquina? *rs

      04/06/2008 - 13:33

      Responder

  • Minha mãe também tinha uma brastemp dessas! :P

    Olha, eu confio em marca quando o investimento financeiro é alto. Para máquina de lavar, compraria uma brastemp ou uma eletrolux. Tenho boas experiências com ambas, e as duas marcas têm assistência técnica razoável.

    Último post de Lu Monte: Almanaque dos Seriados

    04/06/2008 - 12:25

    Responder

    • Oi, Lu!

      Também confio nas marcas, não dá para sair jogando dinheiro fora com uma xing-ling qualquer, que vai dar problema na primeira semana e depois não oferece assistência, né? Estou de olho em algumas… Brastemp anda realmente MUITO cara, mas Electrolux está um pouco mais acessível…

      Obrigada pela opinião! ;)

      04/06/2008 - 13:35

      Responder

      • Bah, tentei respondei via email, mas voltou (eu estava no celular, nem reparei que o email era no-reply, hehehe). Mas então: compra a eletrolux e seja feliz – minha mãe, que agora tem uma, nem quer mais saber de brastemp. :)

        Último post de Lu Monte: Almanaque dos Seriados

        04/06/2008 - 17:21

        Responder

      • Monica

        Olha, eu comprei uma electrolux turbo de 15kg e achei um horror. Nao lava nada , e bate super fraco. Chamei a assistencia tecnica, e disseram q as maquinas novas sao assim mesmo, batem mt fraco e estao todos reclamando. Fiquei arrasada,pq gastei a maior grana comrpando o raio da maquina pra eles dizerem q eh assim mesmo..Um absurdo!! Conclusao:Me desfiz da maquina e vou comprar uma brastemp e torcer pra dar certo!!

        26/02/2009 - 22:40

        Responder

  • Eu não tenho uma Brastemp :(

    Último post de Kátia: 8 coisas que eu gostaria de fazer antes de morrer

    04/06/2008 - 13:18

    Responder

  • Que saudades da minha Enxuta 4lts!!!
    Depois de anos foi trocada, a Enxuta, por uma Brastemp 8lts,
    enorme, programada, 3 enxagues etc… lava tudo, porém eliminaram o filtro desse modelo, problema: aqueles fiapos que
    ficariam no filtro ou vão para o ralo ou aderem as roupas lavadinhas… compre um modelo c/ fitro…

    04/06/2008 - 17:03

    Responder

    • Oi, Jaquelina!!

      Muito obrigada pela dica! Essa Brastemp antiga tem o filtro, mas eu nunca lembraria de reparar nisso se não tivesse dito! Valeu mesmo! ;)

      E obrigada pela visita!

      04/06/2008 - 18:50

      Responder

  • Dricota

    LU a pior coisa as novas maquinas estão vindo digitais então o risco de dar problema no painel é MUITO grande!
    Minha mãe comprou uma Electrolux que é mecanica, dá uma pesquisada e tenta achar uma que não seja painel digital e sim mecanico!

    04/06/2008 - 21:49

    Responder

    • Opa! Valeu pela dica, Dri!!!

      Outra coisa que eu nunca iria reparar se ninguém comentasse… mas será que é fácil achar dessas com painel mecânico?

      04/06/2008 - 23:24

      Responder

  • daniel

    Eu amo minha brastemp antiga de 4kg , lava muito mais que essas electrolux de 10,12,15 kg, não me desfaço da minha e ainda comprarei outras…

    20/04/2009 - 15:14

    Responder

  • eduardo

    oi LU taben tinha uma dessas mas ela cansou de trabalhar e melhor uma da consul pois e mais facil de mexer

    28/06/2009 - 16:25

    Responder

  • Barbara

    Pra mim, qualquer maquina de lavar tem que ser com abertura frontal. Elas nao danificam as roupas, principalmente lingerie, e roupas mais delicadas. Tem um monte de funções essas modernas com porta frontal, ate roupa de bebe. É uma boa compra.

    05/08/2010 - 13:51

    Responder

  • Tatiane

    Concordo com a maioria dos comentarios a cima. Hoje em dia há tantas lavadoras boas com tantas funções… que fico ate em duvida na hora da compra, mas com certeza, compraria uma com abertura frontal, são realmente melhores.

    10/08/2010 - 14:59

    Responder

  • Luiz

    Tatiane concordo, hj em dia as melhores lavadora são com a porta frontal. Dura mais e sem contar que o tempo que tem de garantia é maior (eu acho)

    17/08/2010 - 13:57

    Responder

  • Danilo Pedrosa

    Minha mãe tem uma Brastemp antiga trabalhou mais de 20 anos, não deu nenhum defeito,quando estragou a velha ficou numa tristesa eu tive que refazer, eu mesmo a reforma da maquina. valeu a pena a maquina ficou zero bala,troquei a bacia,coluna,mecanica,borrachas,bomba de agua correia e o cesto. Aprendi muito a maquina é muito boa, e encontra todas as peças no mercado.

    17/08/2010 - 19:15

    Responder

  • celia

    ahhahaa, nossa, reliquia mesmo! Meus pais tb tinham uma desde o casamento… e eu gostava de ficar encostada nela pra sentir tremer.. ahaha que bobona! Aii, finalmente a maquina nao conseguia mais nem ligar e tivemos que comprar outra. Mas agora nem tem mais graça, eles compraram aquela nova da Lg com abertura frontal… ela é tão silenciosa, nem parece qe ta ligada qnd ta lavando roupa… que nao dá nem pra brincar.. tudo bem que agora eu tenho 23 anos, nao brincaria msm.. mas qm sabe meus filhos, netos.. hahahaha

    15/09/2010 - 11:38

    Responder

  • andre

    coitada da sua maquina….
    compre uma maquina de lavar lg, esta maquina é muito boa e moderna, e tambem tem um motor muito potente e que não faz barulho!
    se eu estivesse no seu lugar compraria uma maquina dessas!
    boa sorte.

    05/10/2010 - 16:33

    Responder

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.