Links Interessantes

Remember the Milk

Depois de alguns dias testando vários serviços de listas, escolhi o Remember The Milk como o meu gerenciador “oficial” de listas de tarefas. Existem algumas ótimas opções gratuitas disponíveis por aí (neste post aqui, por exemplo, você pode encontrar uma boa lista de 25 serviços desse tipo), o meu critério foi muito simples: escolhi aquele com o qual mais gostei de trabalhar.

Na verdade eu já tinha uma experiência anterior com o RTM: minha lista de 101 coisas está cadastrada lá, assim como todas as notas pessoais e de acompanhamento do projeto (para constar, esta que fica disponível aqui no blog é apenas um “espelho” que importo através de um arquivo ATOM). A única coisa que fiz agora foi trazer outros tipos de listas para o mesmo lugar, centralizando tudo. E tem de tudo mesmo: compromissos, horários marcados com o dentista, contas a pagar, aniversários, lembretes, metas, listas de supermercado, pequenas tarefas do dia-a-dia e grandes planos para longo prazo. Só não acrescentei os serviços da Prefeitura porque estes são cadastrados e gerenciados por um sistema próprio de controle de ordens de serviço no departamento.

Remember The Milk - Logo

O RTM tem um visual limpo e simpático (adoooro essa vaquinha! =P), uma interface bastante intuitiva com características Web 2.0, uma boa carga de AJAX bem aplicada e é totalmente voltada para o usuário, você consegue “conversar” com o sistema de maneira humanizada, isso quer dizer que ele vai entender, por exemplo, se você definir o prazo de uma tarefa para “amanhã” ou “próximo domingo” não é preciso necessariamente abrir o calendário e selecionar a data específica para o evento. E sim, existe a versão traduzida para o Português que é entendida da mesma maneira.

Os recursos para o gerenciamento e controle das listas permitem que você defina ou não prazos para as tarefas, uma mão na roda se você quer listar também aquelas idéias, planos e vontades que não têm necessariamente um prazo definido (sabe aqueeeles planos que ficam um tempo na categoria do “talvez”? Pois é, eu tenho uma lista dessas), pode definir prioridades, repetições, classificar através de tags e a liberdade de ter quantas listas quiser.

Para quem sente falta de um calendário modelo tradicional, existe a possibilidade de integração com o Google Calendar. É possível ainda acrescentar tarefas por e-mail, compartilhar listas e receber lembretes por e-mail, SMS ou IM.

Eu escolhi uma ferramenta online para que os dados estejam sempre atualizados, independente de onde eu esteja acessando a lista. Como fico praticamente o dia inteiro no computador e – felizmente! – sempre tenho acesso fácil a net seja do trabalho ou de casa, uso a ferramente o tempo todo online, mas também existe a opção de gerenciamento offline.

Enfim, adotei e recomendo! Mais alguns dias de uso e em breve escrevo um novo post para dizer se está mesmo funcionando o esquema da adoção dessas listas no meu dia-a-dia. 😉

Comentários (2)

  • Lu

    Também usei vários e gostei mais da vaquinha. depois de comprar o pda, contudo, acabei abandonando o RTM…

    Muito elegante o layout novo, mas posso dar dois pitacos?
    – a lista de categorias na barra lateral é muito útil para quem entra num blog pela primeira vez: dá uma idéia geral sobre os temas e ajuda na localização de assuntos semelhantes.
    – o contraste entre o texto e o blog está *muito* baixo, o que acaba cansando o leitor. Você experimentou abrir o blog num monitor de cristal líquido? Eles têm baixo contraste, é bom levar isso em conta.

    20/06/2007 - 17:22

    Responder

  • Oi, Lu!!!

    Claro que pode dar quantos pitacos quiser!!! Feedback é tudo! Hehe

    Estou mesmo reavaliando a questão da barra de categorias ao lado, mas tenho recebido opiniões para ambos os lados, eu mesmo fico muito confusa sobre isso porque aquela barra lateral me enjoa um bocado.. hahahah! De qualquer forma, esse aspecto, como eu disse, é um teste… é muito provável que volte no próximo layout. 😉

    Sobre o contraste, eu realmente tô querendo reforçar um pouco este cinza… devo fazer isso nos próximos dias. E sim, eu testei em monitor de cristal líquido também… mas eu tenho a maior dificuldade para “visualizar” que outras pessoas podem não ver do mesmo jeito que eu… hahahahha!

    Obrigada pelos toques, viu
    😉

    20/06/2007 - 17:46

    Responder

Deixe um comentário

  • Todos os comentários passarão por moderação antes de aparecer publicamente no blog, dessa maneira espero organizar melhor a interação com os leitores e minimizar o problema de comentários que acabam ficando sem resposta, ok?
  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.