O novo site da Prefeitura

Mais de 6 meses trabalhando no projeto, muito planejamento e re-planejamento, probleminhas e problemões, reuniões, telefonemas, troca de e-mails, politicagens e adiamentos: finalmente o novo site da Prefeitura foi ao ar no final do mês passado. A duas últimas semanas foram dedicadas à correção de pequenos bugs e atualização de informações e, agora, parece que finalmente a coisa toda está acalmando e eu poderei retomar o cronograma de desenvolvimento de novos serviços.

Sim, este é um dos – entre vários – motivos porque ando tão irregular nas postagens e visitas. Pressão cansa. Odeio trabalhar sob pressão. Gente demais cricrilando nos meus ouvidos me irrita. E a coisa tava f*da!

Uma reestruturação deste tipo na Prefeitura é sempre, no mínimo, caótica e trabalhosa. Nem vou entrar no escopo das discussões de interesses políticos, no momento atenho-me a parte técnica: assim como muitos desenvolvedores encontram dificuldades em convencer o cliente de que as idéias e vontades que ele tem para o seu site nem sempre são viáveis ou funcionais, aqui também é preciso muito jogo de cintura para satisfazer os superiores de quase 20 secretarias e dezenas dos seus respectivos departamentos, e principalmente, botar na cabeça de toda esta gente que um portal público tem prioridades diferentes das de um portal comercial, tudo isso tomando o cuidado de não “ofender” ninguém para não arrumar um diabo de um inimigo político que vá infernizar sua vida pelo resto da sua mísera existência na face da Terra. Tarefinha ingrata, digo por experiência.

Claro que, se todas as escolhas dependessem somente de mim, muitas coisas estariam diferentes por lá, o resultado desta reestruturação seria outro, mas… por hora, estou feliz em ter conseguido, ao menos, colocar um pontinha dos conceitos de usabilidade e acessibilidade, na cabeça daqueles que mais têm voz no que diz respeito ao site. Se estas pessoas vão compreender, abraçar a idéia e continuar me ajudando para que eu consiga deixar o site em um bom patamar nestes aspectos já são outros quinhentos. Continuo trabalhando.

Quando decidi começar este trabalho eu tinha em mente: limpar o visual sobrecarregado de mídias pesadas (excesso de imagens, animações em flash, vídeos, banners, banners e mais banners) logo na primeira página, tornar a navegação um pouco mais amigável, facilitar links diretos para as páginas mais importantes, preparar o terreno para novas implementações, tornar a estrutura mais clara para que outros – prováveis, ou desejáveis – futuros funcionários possam cuidar da manutenção.

A iniciativa veio da necessidade e dos projetos que temos previstos em cronograma até o ano que vem. Para poder viabilizar todos os serviços que pretendemos era preciso que a estrutura já existente fosse preparada e corrigida. Anos e anos de atualizações “urgentes”, feitas na base do “vai-do-jeito-que-dá-porque-precisa-estar-no-ar-agora!” acaba deixando para trás detalhes que vão se acumulando de tal maneira que inviabilizam uma porção de recursos que poderiam, em outra situação, ser facilmente implantados. Acredite, aquilo estava um caos! Cada vez que eu abria um arquivo para alguma atualização quase tinha um treco! Era parar agora e dar um jeito nisso ou nunca mais conseguiríamos fazer nada de maneira razoável.

O trabalho envolveu desde modificações no banco de dados, na programação PHP, até a revisão página por página do código HTML, corrigindo a semântica e separando, de uma vez por todas, o conteúdo do layout. Alguns aspectos relativos à acessibilidade foram reforçadas, mas ainda quero – e é preciso – fazer mais. Também mudei o esquema das URLs para uma apresentação mais amigável, implementei menus mais dinâmicos que mudam de acordo com o conteúdo acessado ao invés da gigantesca lista abarrotada de opções irrelevantes que figurava anteriormente.

Ainda não estou completamente feliz (será que algum dia vou estar? :P ), tem muuuuuita coisa que ainda quero fazer, a lista to-do é longa, tenho consciência das deficiências que o site ainda apresenta, mas estou trabalhando, da maneira que posso, em cima disso tudo.

Já ia postar o texto quando me lembrei que o novo site da Prefeitura é um item da minha lista de 101 coisas, o trabalho está no patamar que eu havia imaginado quando listei a tarefa na lista, então, riscando:

  • 9. Desenvolver o projeto do novo site da Prefeitura de Indaiatuba

Anúncios

Comentários (7)

  • Parabéns, Luma!!!
    Parece ter sido uma tarefa digna de um Hércules com seus doze trabalhos…
    Beijos

    07/09/2007 - 17:37

    Responder

  • Pense o quanto isso é um saco… Trabalhar pra governo e político é uma tarefa digna de ganhar milhões! Só achei o site branco demais, sem nenhum layout… Mas aposto que isso foi dedinho do cliente, não é?
    Mas ele abriu bem rápido, e parecia ser bem leve! Pelo menos, a usabilidade, que é a sua marca registrada, tá em alta lá!
    Eu preciso estudar mais web. Ainda estou na era das tabelas… Aos poucos, por causa do MySpace, e do Blogger.com, estou entendendo mais o css. Até já estou começando a usá-lo em um site que fiz pro meu amado ídolo: http://www.brucedickinson.rg3.net...
    Estou preparando uma nova pro meu site, vou deixar a página inicial dele ser o blog (do blogger mermo), mas com um flashzinho ao lado, que será o site completo.

    07/09/2007 - 19:50

    Responder

  • Oi, Tati!!
    A questão do layout “branco” foi proposital, a idéia era esta mesmo: retirar o máximo possível firulas de layout porque um portal governamental tem que priorizar informação e serviços. A escolha do branco foi uma tentativa de neutralidade política. No mais, o visual está “limpo” por enquanto, já que o site acabou de ir ao ar nesta versão… pouco a pouco começam a pedir para colocar um bannerzinho aqui, umas fotos ali, uma animaçãozinha no canto… já prevendo isso deixei uma margem de segurança, assim o site não fica tããão pesado quando isso acontecer. ;)

    Faz muito tempo que não trabalho mais com tabelas em layouts, no começo é um pouco difícil perder essa mania mas quando você pega o jeito, nunca mais consegue voltar a usar as tabelas com essa finalidade! Heheheh!

    Estou curiosa para ver o novo visu do seu cantinho! =))

    07/09/2007 - 20:59

    Responder

  • Lu

    Ficou muito bonito, Luma! Bem clean, com ícones modernos, tudo esteticamente e funcionalmente colocado.

    Esses tempos, remodelaram a intranet do meu trabalho. Era horrível, ficou menos pior, mas ainda é confusa… quem dera fosse como esse site!

    Foi você quem fez os ícones (no menu de serviços)?

    09/09/2007 - 00:50

    Responder

  • Olá, Lu!!
    A intranet da Prefeitura também foi remodelada e tem funcionado bem, pelo menos não tenho tido problemas com os usuários (e olha que a galerinha lá reclama meeesmo). O CMS que montei para a intranet é interligada com o site externo e é muito parecida com um sistema de publicação para blogs (claro que o WordPress é um dos meus inspiradores) já que a maior parte das informações é atualizada pelos funcionários das próprias secretarias e departamentos e o nível do pessoal é bem de usuários leigos. Tem que ser intuitivo e de fácil navegação senão pessoal se confunde, né? ;)
    Sobre os ícones, não, não fui eu quem fiz. Hehe, quem me dera ter este talento em design e parte gráfica! A maioria peguei no iconarchive.com, de uso “livre” mas para usá-los no site da Pref que não é o que se pode chamar “uso pessoal” tive que mandar um e-mail para cada um dos criadores solicitando autorização. =))

    09/09/2007 - 23:50

    Responder

  • John

    Achei legal a versão nova do site Luma, mas tem duas coisas que quebraram que são indesculpáveis: as URLs antigas não redirecionam para as novas (ou seja, qualquer resultado de busca no Google ou outros não funciona mais, até que o bot deles reindexe _todo_ o site) e os poucos feeds que existiam sumiram. Assim, apesar da maior acessibilidade do layout novo, o mais importante que é o acesso à _informação_ ficou bastante comprometido. Eu mesmo parei de ler as notícias da Prefeitura pq sem feed é uma perda de tempo muito grande.

    26/09/2007 - 23:10

    Responder

  • Olá, John! Tudo bem?
    Desculpe a demora para responder ao seu comentário, ando um pouco enrolada com as atividades do blog ultimamente…
    Eu concordo contigo: acho que as URLs e os feeds são dois pontos importantíssimos, que deveriam ter sido tratados com mais prioridade… mas sabe qual foi minha dificuldade aqui? Ser subordinada a pessoas que simplesmente não entendem isso!! Acham que é “nerdisse” da minha cabeça, que só pessoas “como eu” acham isso importante. Enfim, acabou que essas “tarefas” acabaram sendo adiadas no cronograma que tenho que seguir, em prol de outras mais “imporantes”.
    Em tempo, acho muito interessante que e-mails de igual teor fossem enviados diretamente através do formulário de Fale Conosco da Prefeitura, porque assim, eu teria “oficialmente” mais argumentos para explicar a importância desses recursos. A verdade, é que a maioria dos usuários comuns do site não sabe mesmo…
    Curiosidade: também não acompanho mais as notícias como antes, eu o fazia através dos pobres feeds de antigamente. Os novos estão programados apenas para o ano que vem!! =s
    Abraço e muito obrigada pela sua opinião!

    11/10/2007 - 15:29

    Responder

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.