Cotidiano

Coleções

Sempre tive a mania de colecionar trequinhos e isso vem de longe embora a maioria das minhas coleções esteja estagnada por falta de tempo ou pela dificuldade de manutenção. Esses dias, durante a arrumação geral da casa e preparatórios para a provável (mas ainda não completamente definida) mudança, acabei encontrando estes xodós guardados no fundo do armário. Por mais que não possa levar para frente, imagino que jamais vou ter a coragem de me desfazer deles. Mania besta de ser tão apegada!!

Nenhuma das minhas coleções é do tipo dispendiosa, nunca tive o cacife nem a coragem de gastar fortunas com raridades, o grande valor do que guardo aqui é mesmo o sentimental. Cada item tem uma história, básico de toda coleção.

Coleção de imãs de geladeira

Acho que a única que continua realmente “ativa”, recebendo novos itens, sendo realmente cuidada, é a dos imãs de geladeira. Esta está a vista de todos, em uma placa pendurada na parede do quarto. Ainda não é uma grande coleção mas sou bem rígida, escolho a dedo aqueles que vão entrar para o time. Nem lembro como foi que começou, não foi premeditado, não fui atrás do meu primeiro imã pensando em começar uma coleção. Hoje, a maioria é de lembrancinhas compradas em viagens, passeios ou presentinhos trazidos por amigos. Sempre me trazem à mente bons momentos e boas lembranças.

Coleção de papéis de carta

Tenho também a clássica coleção de papéis de carta. Que garota não teve uma quando criança? Eu carregava todos os dias para a escola uma pasta enorme, gorda e pesada, para mostrar e trocar com as amigas. E tinha de todos os tipos: grandes, pequenos, com envelope, com cheirinho, com glitter, com relevo, com recortes, importados. Super cuidadosa, passava hoooras organizando tudo, alternando a ordem para encaixar as novas aquisições dentro de suas respectivas séries. A negociação na troca era acirrada (“só troco este importado por 5 desses perfumados ou nada feito!”), meus conceitos primórdios de economia e administração de bens devem ter vindo daí – e parado por aí também, porque não sou muito boa com nenhuma das duas coisas! 😛

Coleção de chaveiros

A coleção de chaveiros herdei de minha mãe. Não tenho dado muita atenção a ela (à coleção, não à minha mãe =P), mas vez ou outra aparece um novo item. Os dois mais recentes foram lembrancinhas de amigas: uma concha vinda de Peruíbe e uma miniatura da Torre Eiffel diretamente de Paris. Esta é uma coleção que decidi retormar, apenas preciso de uma caixa maior para guardá-la…

Coleção de cartas

Um dos meus grandes xodós, que guardo com muito carinho mas também está estagnada – pelo abandono do hobby mesmo – é a coleção de cartas. Cartas mesmo, de correspondência recebida pelos Correios. Trocar cartas com pessoas do Brasil inteiro – e algumas de outros países – foi meu principal passatempo durante muito tempo e eu dedicava hooooras a escrevê-las. Começou com um anúncio inocente em uma dessas seções de “novos amigos” de uma revista em quadrinhos e foi crescendo com o tempo até que eu alcançasse a marca de mais de 500 endereços registrados na cadernetinha… Veio a faculdade, o trabalho, a internet e o tempo excasso. O hobby ficou para trás, mas deixou muitas lembranças, alguns amigos de verdade e 5 caixas cheias até o talo de cartas recebidas.

Coleção de cartões telefônicos

Tenho ainda uma coleção de cartões telefônicos, vários nacionais, mas a maior parte veio do Japão, naqueeeeela época em que meu pai foi para lá, se aventurar como mais um dekassegui tentando ganhar a vida que não conseguiu aqui, do outro lado do mundo… Pensa o quê, naquela época não existia essa facilidade de internet, e-mail, MSN, Skype, nada disso não, para falar com Papai era preciso sincronizar horários, ele ia até um orelhão (!!) e ligava pra gente. Tempos difíceis, mas que me renderam uma bela coleção de cartões importados. Esta também é uma coleção que ficou estagnada, muito raramente uso cartões e não tenho o pique de ficar indo atrás e comprar só para esta finalidade…

Coleção de lapiseiras

Outra coleção, que neste caso está mais para um vestígio de coleção, remanescente da época em que meu Papi esteve morando no Japão é a de lapiseiras. Sério. Japonês inventa muita coisa esquisita diferente, vocês sabem… e as lapiseiras não fugiam disso, meu pai trouxe uma pancada quando voltou. Nem tem muito como explicar o que era tão diferente nelas, até porque a essa altura, esses tipinhos também já aterrisaram por aqui e não são novidade para ninguém. Restaram poucas, mas não porque eu tenha usado – tenho dó, apenas porque meu pai sempre recorria à minha preciosa caixa de lapiseiras toda vez que precisava fazer um agradinho a alguém, dar uma lembrancinha aqui, outra lá… e sem que eu percebesse, a coleção praticamente se foi…

Toda vez que paro para dar aquela geral nas minhas coisinhas pessoais, topo com estas coleções e acabo perdendo um tempão olhando, lembrando…

E você, coleciona alguma coisa? 😉

Comentários (47)

  • Também coleciono cartões telefônicos! A maior parte deles também veio do meu pai, hehehe. Colecionei papéis de carta por anos, adorava. Ano passado, passei a coleção adiante. E imãs de geladeira são as lembranças que prefiro tazer quando viajo – não ocupam tanto espaço, não se amontoam e são fofos.

    11/12/2007 - 19:46

    Responder

    • Robson Elias

      Boa noite.
      Me diz uma coisa; vc se defez foi da coleção dos cartões de orelhão? Queria me corresponder com vc sobre os cartões. Aguardo resposta sua, caso se interesse. Grato.
      Robson

      20/10/2008 - 18:21

      Responder

      • Olá, Robson!

        Não me desfiz da coleção, mas por enquanto não tenho condições de dar atenção a ela.

        Abraço

        12/11/2008 - 21:03

        Responder

      • Flavia

        Robson, não se se vc ainda vai ler este post, vc não deixou e-mail… meu noivo tem váááários cartões telefônico, mas não coleciona… Vai achando aqui e ali e acaba guardando… se vc se interessar, escreva para:
        agora.estou.no@gmail.com
        Abraço,
        Flavia

        27/03/2009 - 17:30

        Responder

      • Juliana

        Gostaria de vender minha coleção de cartões se alguem se enteressar me adicione no msm,restam +ou- uns 400 cartoes sem ser repetidos.

        12/01/2010 - 15:08

        Responder

      • patryckbrito

        cara tenho muitos cartoes telefonicos e muitos antigos, com chip sem chip, varias coleçoes completas,cartoes de muitos lugares do mundo ta tudo guardado e pretendo me desfazer deles dependendo da oferta vendo todos….

        12/08/2010 - 12:28

        Responder

    • Daron Nunes

      Olá Lu Monte e todos que tenham cartão telefônico. Gosto de colecionar cartão-telefônico e gostaria fazer troca dos duplicados que tenho com quem tbm tenha e queira fazer o mesmo. grato pela atenção. etdaron@hotmail.com
      http://www.postsweb.com.br/pub.asp?cp=1728251

      03/10/2014 - 13:43

      Responder

  • Já tive coleções de tantas coisas…. A única que me restou foi a de bonés…

    Gostei do blog. Um abraço!

    12/12/2007 - 02:58

    Responder

  • hoje em dia não coleciono nada, mas quando era mais nova colecionava papel de carta (tinha muitos) e tudo que saia a respeito do Tom Cruise… hahahaha.. mas isso quando era pré-adolescente … bjs

    12/12/2007 - 06:21

    Responder

  • Será que é de nikkei? Eu adoro colecionar e me seguro para não me deixar levar…
    E a do papel de carta foi ótima, não tenho mais os meus. 🙁

    12/12/2007 - 16:58

    Responder

  • Ana

    Eu me livrei de praticamente todas minhas coleções… a de papel de cartas, eu dei pra uma amiga – tudinho! Era uma das minhas metas das 101 coisas. E as minhas cartas, joguei a maioria fora tb… acho que praticamente tudo. Fiz um exercício de desapego quando mudei pro Canadá. 🙂

    02/01/2008 - 20:26

    Responder

  • Meu, que loko…todo mundo já colecionou ou coleciona algo. Já tive coleções de chaveiros, bonés, pedras…a minha favorita é a de cartões telefônicos, tenho mais de 1300… mas parei há muito tempo. Mesmo porque estão caros e a telefônica não faz mais aqueles cartões dignos de coleção.
    Hj, minha coleção que mais cresce são de fotos…
    ps. ah… tb tenho coleção de imãs de geladeira. mas são personalizados, eu mesmo faço com minhas fotos.

    07/01/2008 - 11:08

    Responder

    • patryckbrito

      se vc quiser te vendo meus cartoes baratinhos… tenho de varios lugares do pais e do mundo…

      12/08/2010 - 12:26

      Responder

  • eu estou querendo trcar cartões se vc quiser tambem deixe o comentario no meu blog que eu te passo os meus endereços para trocar por sedex

    04/03/2008 - 14:17

    Responder

  • Priscila

    Eu tenho 23 anos e continuo a colecionar papéis de carta ! Adoro… Se tiver alguém que queira vender ou trocar, entre em contato: priscilaacioly@hotmail.com

    18/04/2008 - 14:17

    Responder

  • Diná

    Olá pessoal, eu tenho 29 anos e ainda coleciono papéis de carta….
    Se por acaso alguém se interessar em vender eu compro…
    Por favor quem esta afim de desfazer entre em contato comigo no meu email…
    Atenciosamente BeijOoOoOo

    07/06/2008 - 00:05

    Responder

  • Renata

    eu tenho uma coleção de papel de cartas grande e gostaria de saber se vc gostaria de comprar…..

    07/07/2008 - 16:57

    Responder

  • thais

    oi eu coleciono papel de cartas e canetas alguem se interresa em troca alguma coisa por carta??

    21/03/2009 - 17:37

    Responder

  • Juju

    Ola!
    compro coleçao de papel de carta e pago bem!!!
    Por favor.. me vendam, sou colecionadora!!!!!!

    24/05/2009 - 19:16

    Responder

  • Ma

    Quanto voce paga??
    Tenho varios e varioos;

    Beeeijo.

    27/05/2009 - 12:46

    Responder

  • Jardiel

    Olá estou vendendo a minha Coleção 10 mil Cartões Telefonicos de seres.
    Se vc estiver afim de comprar ou souber quem compra, mim add no meu MSN:
    topdemais@hotmail.com
    Mande sua mensagem avisando que ficou interessada!!!
    Abraços…

    14/07/2009 - 11:50

    Responder

  • Vânia Pereira

    Olá, sei que muita gente já disse, mas eu também vou dizer e comentar: Se alguém quiser vender os papéis de carta é só mandar mensagem, já que até hoje eu coleciono e para Luma: se mudar de idéia quanto a venda dos papéis manda mensagem.

    meu email: papelanime@yahoo.com.br

    02/09/2009 - 18:55

    Responder

  • karla

    Olá, tudo bem!

    Gostaria de saber, se você tem interesse de vender a sua coleção de papeis de carta?

    Att.
    Karla

    11/03/2010 - 20:33

    Responder

  • Kátia

    Olá Meninas!!
    Sou colecionadora e compro coleções de papéis de carta inteiras anos 70/80/90 em bom estado!!
    Se houver interesse entre em contato:
    kat_kri@hotmail.com

    Bjs … Kátia

    21/04/2010 - 13:39

    Responder

  • patryckbrito

    tambem tenho e estou disposto a vender minha coleçao de cartoes, tenho varias fechadas: beija flor, exercito, ayrton senna, namorados, paisagens entre outras mais…

    12/08/2010 - 12:23

    Responder

  • Bruno

    Qual o número de chaveiros que você possui ? Tem interesse em vender toda a coleção ?

    12/08/2010 - 17:16

    Responder

  • Ricki

    Esse chaverinho de paris eu tenho também! Ganhei da minha sogra…

    Outra coisa,

    Fuçando num código Civil do meu avô, achei um selo dentro do livro. Este selo é de 1960 vale alguma coisa ?

    Grato

    Msn: henrique@rodovico.com.br

    20/01/2011 - 11:56

    Responder

  • dirceu oliveira

    Acho que vai ser dificil, mas vou tntar: Voce vende sua coleção de chaveiros? Coleciono de logos e marcas. Obrigado. Muito legal essa pagina. ABRAÇO (mesmo que voe diga não!.. rs rs rs rs)

    19/06/2011 - 13:53

    Responder

    • Olá Dirceu,

      Hehe, obrigada pela oferta, mas realmente minha coleção não está à venda.

      Abraço!

      01/09/2011 - 21:13

      Responder

      Luma Kimura

  • Shirley

    Olá! Tenho uma coleção de chaveiros antiga. Se alguem estiver interessado, estou querendo vender.
    Abraços.

    02/01/2012 - 17:32

    Responder

  • Aristides Leo Pardo

    Olá
    Coleciono cartões postais, se quiserem me enviar alguns de sua cidade posso enviar em troca cartões telefônicos, postais, imãs de geladeira e selos.
    Entre em contato comigo tidejor@gmail.com

    Também faço e vendo imã de geladeira com qualquer imagem e postais

    Abraços

    09/01/2012 - 12:20

    Responder

  • luciene

    oie, vi que coleciona cartoes telefonicos estou vendendo minha colecao q tem mais ou menos uns 750.. vc se interessa???

    16/01/2012 - 20:28

    Responder

  • luciene

    se vc quiser eu troco em papeis de carta..bjim!!
    e-mail: lucienemelodossantos@hotmail.com

    16/01/2012 - 20:31

    Responder

  • Valéria Veiga

    Tenho uma coleção de imãs de geladeira quem quiser estou vendendo.
    Email: valribeiroveiga@hotmail.com

    08/11/2012 - 10:34

    Responder

Deixe um comentário

  • Todos os comentários passarão por moderação antes de aparecer publicamente no blog, dessa maneira espero organizar melhor a interação com os leitores e minimizar o problema de comentários que acabam ficando sem resposta, ok?
  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.