Blogosfera

Blog Day 2007

Blog Day 2007

A data de hoje foi escolhida como o Blog Day, ou Dia do Blog, por causa da semelhança da grafia – 3108 – com a palavra “Blog” (na imagem dá para visualizar melhor ;) ), a idéia é que este seja um dia dedicado ao conhecimento de novos blogs, onde blogueiros de todo mundo farão um post recomendando 5 outros blogs que sejam, de preferência, diferentes de seu próprio.

Com todos os pretensos “prêmios” e memes (no sentido mais “corrente” da palavra) do tipo “indique” que se espalharam por aí nos últimos tempos senti bastante dificuldade em fazer das indicações para este ano algo diferenciado. Quebrei a cabeça por um tempinho, mas como criatividade para definir critérios primorosamente inteligentes está longe de ser o meu forte, optei mesmo por diretivas pessoais simples.

O blogday.org menciona “5 new blogs“. Eu não acho que os indicados devam ser novos no sentido literal da palavra, a começar que “novidade” é um termo relativo: se eu nunca vi para mim é novo, ainda que o blog já tenha anos e anos de vida. Segundo que eu não vou me comprometer indicando blogs que ainda não conheço, o comprometimento implica em muito mais do que uma simples citação. Procurei, então, entre os blogs que acompanho há algum tempo aqueles eu nunca havia indicado em nenhuma dessas brincadeiras no decorrer do ano, com algum diferencial que justificasse a indicação no dia de hoje e que fossem de tipos diferentes entre si.

Difícil. Mesmo depois de aplicar os “critérios” tinha ainda uma lista de 12 blogs que gostaria de ter colocado aqui hoje, mas para manter a tradição, aí estão os 5 escolhidos:

  • Cinéfila por Natureza
    Blog: Cinéfila por Natureza Para quem gosta de cinema, o blog da Kamila é um verdadeiro achado, quando eu crescer quero saber escrever resenhas críticas com tanta segurança e maestria quanto ela! O blog é um diário dos filmes que ela assiste, com comentários, dados técnicos e históricos não só da película em si, mas de vários aspectos relacionados – diretores, atores, adaptações. Para mim se tornou uma referência onde procuro dicas de filmes para a minha to-see-list.
  • Blogsolid (em inglês)
    Blog: Blogsolid Dentre tantos e tantos blogs de “dicas para blogueiros” existentes por aí este é um dos meus preferidos, pela organização, pelo visual impecável, pela escrita cuidadosa. Não tenho o costume de acompanhar muitos outros blogs do estilo, então não sei dizer se as dicas apresentadas lá são inovadoras, mas posso dizer que apresenta bastante utilidade, não apenas blábláblá teórico e vazio. Se você entende um pouco de inglês, vale a pena uma visitinha.
  • renata.org
    Blog: renata.org Encontrei o blog da Renata sem querer já faz algum tempo, assinei os feeds e não desgrudei mais! Sinceramente não tenho o hábito de deixar comentários lá, mas acompanho os posts avidamente, a-do-ro a língua afiada, o estilo meio ácido e direto que ela tem de escrever.
  • Station57 (em alemão)
    Blog: Station57 É claro que preciso de alguma ajuda para entender o que a Jenny diz, meus estudos nesta língua ainda são muito primários, aliás, foi mesmo por causa do curso de Alemão que cheguei ao blog: procurando por ajuda para resolver uns exercícios! :P De cara curti o layout, limpo e organizado, como sempre me agrada aos olhos. O blog já mudou de cara desde que o conheci, mas ele mantém as característica, se você não entende a língua, ao menos vale dar aquela espiadinha no visual.
  • Mude o Mundo
    Blog: Mude o Mundo Um blog para divulgação de idéias para um mundo sustentável. Gosto, particularmente, da simplicidade com que os assuntos são tratados lá, sem exageros ou blábláblás retroativos. Eu acredito que para haver uma mudança real de atitude, idéias precisam entrar para o cotidiano das pessoas, experiências sempre me dizem que uma mudança drástica de atitude tem muito menos chances de se tornar um hábito. Simplicidade é a chave e é bem este o estilo do blog, propostas de mudanças que podem se tornar hábitos!

Mais

Para entrar na dança é só seguir os passos indicados no site que “organiza” o evento: http://blogday.org. E se tiver paciência e curiosidade, dá um bizu nos meus indicados do ano passado. ;)

Confira também as indicações deste pessoalzinho nota 10!

Anúncios

Comentários (14)

  • Luma!! A minha animação está maior que o espaço que tenho para ela! Pensei em postar ontem! Mas daí me peguei naquele Blog TV! :) Como tem blogueiro doido! E estão todos em frente às cameras animando a festa! Se quiser participar pode!! Basta inscrever-se e usar de uma webcam

    Dei uma passada nos blogues que indicou, depois venho com mais calma. Por hora, prestei atenção somente no template. Não gosto de fundo preto, me cansa! O Station um doce em organização! Esse eu queria pra mim, só mudava a cor.

    :) Tô parecendo mulher quando vai comprar carro! Depois olho o conteúdo!!

    Feliz dia!!
    Beijus

    31/08/2007 - 10:34

    Responder

  • Copiei tua descrição, pois foi a melhor que achei! Perfeita!
    Tem seus créditos, claro. ;]
    fiz mal? ._.

    31/08/2007 - 12:33

    Responder

  • Fique a vontade, Anderssauro! ;)

    31/08/2007 - 13:27

    Responder

  • Gostei dos blogs que você indicou, Luminha!

    Good BlogDay!!

    31/08/2007 - 23:11

    Responder

  • ótimas indicações! Fora o blog alemão né…

    31/08/2007 - 23:51

    Responder

  • Gostei demais do seu blog!! :)

    beijoosssss

    01/09/2007 - 02:01

    Responder

  • Valeram as dicas.
    Já assinei dois: o blogsolid e a cinéfila por natureza…

    abraço

    01/09/2007 - 10:16

    Responder

  • Belas indicações. Este ano deixei passar – prioridades, prioridades. No ano que vem me organizo com antecedência. Desde janeiro, quem sabe… Só pra avisar: tá publicada a Sétima Proposta.

    01/09/2007 - 17:05

    Responder

  • Cheguei atrasadíssima na onda do blog day, mas acho que ainda tá valendo.
    Confesso que fiquei alguns instantes olhando o símbolo do blog day para enxergar o 31 de agosto ali… me lembrou quando me contaram que o símbolo do carrefour é na verdade um C e não uma seta como eu imaginava ;)

    02/09/2007 - 18:57

    Responder

  • Estive ausente e perdi o blog day.

    02/09/2007 - 21:45

    Responder

  • Oi Luma!!!
    Assim como o Cirilo, estive totalmente ausente do blog day…
    Minha semana foi um caos!!! E quinta e sexta piores ainda… Espero conseguir me organizar e zerar os feed antes de quarta… rs
    Boa semana!!!
    Beijos

    02/09/2007 - 22:02

    Responder

  • Sam

    Luma, ainda não tive tempo de ver suas indicações todas, mas adorei cinéfila… e adoro as suas críticas de filmes tb!

    03/09/2007 - 20:58

    Responder

  • No entiendo el texto y yo sé tu no hablas espanol (?) – pero sé blogday y quiero decir: muchas gracias!

    04/09/2007 - 18:09

    Responder

  • Pingback: E hoje é o Dia do Blog! – BlogDay 2007

    […] “A data de hoje foi escolhida como o Blog Day, ou Dia do Blog, por causa da semelhança da grafia – 3108 – com a palavra “Blog” (na imagem dá para visualizar melhor), a idéia é que este seja um dia dedicado ao conhecimento de novos blogs, onde blogueiros de todo mundo farão um post recomendando 5 outros blogs que sejam, de preferência, diferentes de seu próprio.” Luma […]

    10/06/2010 - 16:21

Deixe um comentário

  • Sinta-se à vontade para dar a sua opinião, seja para concordar ou para discordar, mas, por favor, baseie-se em argumentos e não em baixaria.
  • Comentários ofensivos, escritos em letras maiúsculas ou em miguxês, com excesso de erros, palavrões ou alheios ao conteúdo do post não serão publicados.
  • Todos os comentários são responsabilidade de seus respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da autora do blog.